CGE decreta estado de atenção em duas regiões da cidade e na Marginal Pinheiros

Nas próximas horas, o tempo segue instável, com previsão de chuvas isoladas oscilando de intensidade até o início da noite

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Sul, às 14h55

Zona Sudeste, às 4h55

Marginal Pinheiros, às 14h55

Desde o início da tarde, ocorrem chuvas isoladas, oscilando entre fraca e moderada intensidade e com rápido deslocamento, principalmente nas Zonas Sul e Leste, porém, ficaram mais fortes e lentas.

Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura mostram chuvas na forma de pancadas isoladas, com pontos de leve a moderada intensidade, principalmente nas subprefeituras de Capela do Socorro, parelheiros, Cidade Ademar e M Boi Mirim. Essas instabilidades têm deslocamento relativamente lento. Há potencial para raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

Nas próximas horas, o tempo segue instável, com previsão de chuvas isoladas oscilando de intensidade até o início da noite. Conforme dados do CGE, o dia mais chuvoso do mês de fevereiro por enquanto é o 13/02/2024 com 32,6mm de média na cidade. Já o mais chuvoso do ano até o momento permanece o 12/01/2024 com 56,5mm de média na cidade.

Acompanhe as informações on line do tempo aqui.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

 

Previsão

O ciclone, agora denominado Tempestade Tropical Akará, segue sobre o oceano com chuvas, ventos fortes e mar agitado, o que prejudica a navegação marítima. Sobre o continente uma área de baixa pressão deve intensificar as chuvas sobre o Sudeste.

A terça-feira (20) deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. As mínimas devem oscilar em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 27°C. No decorrer da tarde, a propagação da área de baixa pressão deve provocar chuvas na forma de pancadas generalizadas, com pontos de forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Na quarta-feira (21), o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C. O tempo segue instável e as condições para chuvas na forma de pancadas de moderada a forte intensidade devem retornar no decorrer da tarde com raios e rajadas de vento.