PREFEITURA ALTERA TRÂNSITO NA AVENIDA ELISEU DE ALMEIDA

Via da Zona Oeste será compartilhada nos sentidos Centro e Taboão da Serra a partir da zero hora desta segunda-feira (13). Objetivo é minimizar transtornos provocados pelo rompimento de obra da Sabesp, que causou solapamento da avenida. Itinerários de ônibus serão mantidos

O prefeito Ricardo Nunes esteve na tarde deste domingo (12) na avenida Eliseu de Almeida, no bairro do Butantã, Zona Oeste da cidade, para averiguar o solapamento da via no sentido Centro, provocado por uma obra da Sabesp, e tomar medidas para minimizar os transtornos para a população. A intervenção estava sendo executada pela companhia em um coletor de esgoto, que rompeu e danificou a Eliseu de Almeida entre a avenida Ministro Lauro Ferreira e até a Rua Santa Albina.

De acordo com Nunes, uma das medidas será fazer o compartilhamento da avenida tanto no sentido Taboão da Serra quanto Centro. Na altura da Rua Mário Dias, local onde ocorre a obra da Sabesp, a via (nesse sentido, apenas) está totalmente bloqueada para garantir a segurança viária.

"Organizamos uma ação emergencial. Essa medida entrará em vigor a partir da meia-noite desta segunda-feira. E 25 agentes da CET estarão cuidando da sinalização. A Sabesp se comprometeu a acelerar essa obra e entregá-la até sexta-feira (17), para liberarmos a Eliseu de Almeida", explicou o prefeito, que também anunciou que não haverá alteração nos itinerários dos ônibus (mais informações abaixo).

"A ação da Prefeitura é corrigir a questão do trânsito, acompanhar a obra, cobrar agilidade da Sabesp e manter o transporte coletivo atendendo a população de forma satisfatória", enfatizou.

Sobre a intervenção

O rompimento da barragem feita pela Sabesp, para realizar suas atividades, foi provocado pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade na madrugada de sexta-feira (10) para sábado (11). De acordo com o diretor da Sabesp, Roberval Tavares, houve então o solapamento que danificou a pista.

"A partir de agora, faremos outro procedimento para a manutenção. Vamos trabalhar 24 horas por dia para entregar a obra até sexta-feira. Durante esse período o abastecimento de água para a população será mantido normalmente", afirmou.

Prevenção para o futuro

Durante a vistoria, o prefeito Ricardo Nunes recordou que já ocorreram problemas semelhantes na avenida Eliseu de Almeida e, para evitar que a capital volte a enfrentar transtornos da mesma natureza, anunciou que a Sabesp fará, junto com a Prefeitura, a filmagem das galerias para identificar problemas e atuar preventivamente.

"Será melhor do que precisar agir depois que o problema já ocorreu", disse.

Transporte coletivo

A SPTrans informa que a partir da 0h de segunda-feira (13), sete linhas de ônibus vão trafegar por uma faixa reversível montada na Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, no sentido Centro, no trecho entre a Rua Lauro Ferreira até a Rua Santa Albina, para a realização de reparos.

Foram criados dois pontos de ônibus provisórios no trecho da reversível. Os técnicos da SPTrans monitoram as linhas e os pontos, dando suporte à operação. Juntas, as linhas transportam 47 mil passageiros por dia e pela via passam 39 ônibus por hora nos horários de pico.

Linhas envolvidas:

8020/10 Butantã - Shop. Morumbi
8018/10 Vl. Sônia - Metrô Morumbi
8072/10 Pq. Ipê - Metrô Morumbi
756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada
746H/10 Jd. Jaqueline - Sto Amaro
809L/10 Campo Limpo - Lapa
N842/10 Term. Pinheiros - Cohab Raposo Tavares

Fotos

Imagens de apoio

Discurso do prefeito