Corrida e Passeio Circuito Caixa Rios e Ruas

O circuito tem 3 etapas, e a próxima ocorrerá no dia 25 de outubro.

      A primeira etapa do percurso ocorreu no dia 23 de agosto, passando pelo Jardim Zoológico e Jardim Botânico possibilitando aos participantes conhecerem as nascentes do rio Ipiranga.

A segunda etapa ocorrerá neste domingo, dia 25 de outubro, no centro histórico de São Paulo, com um percurso que passará pelo vale do Anhangabaú e pelo rio Itororó. A terceira, em 29 de novembro, será realizada no Parque Ecológico do Tietê, às margens do rio homônimo, em Engenheiro Goulart, na Zona Leste.

A iniciativa faz confluir múltiplos objetivos positivos. Ao mesmo tempo em que estimula a prática de exercícios e atividade física, permite ao participante tomar consciência de uma danosa realidade provocada pelo crescimento desordenado da cidade que soterrou milhares de quilômetros de cursos d’água. Por essa razão, o idealizador e organizador do circuito, Charles Groisman, destaca que “mais do que de uma corrida e um passeio, participar significa a defesa de uma causa, um propósito”. E para alcançar esse propósito, Charles inspirado pela epifania desta experiência das expedições e pelo movimento, conta com a parceria dos idealizadores da Iniciativa Rios e Ruas, o educador Luiz de Campos Jr. e o arquiteto e urbanista José Bueno.

Para incentivar essa “militância” que mescla conscientização ambiental através da arte e conteúdo relevantes além da prática de atividade física, a organização pensou em diversos detalhes que diferenciam esse circuito de outras iniciativas do gênero que são unicamente esportivas com o foco em bem-estar e qualidade de vida. A camiseta de cada etapa da corrida tem um significado específico. No centro histórico os corredores vestirão camisetas verdes, simbolizando a vegetação e a natureza, tão escassas nessa região urbana e cinza da nossa cidade. Na etapa do Jardim Zoológico e Jardim Botânico foi o azul, em alusão à água. E no Parque Ecológico do Tietê, as camisetas de corrida serão amarelas, numa referência à energia que é o combustível para tudo que é vivo. Nas três etapas, as camisetas para quem fizer o passeio serão brancas, representando o ar.

Nos percursos haverá placas de sinalização indicando a localização dos rios invisíveis e contendo mensagens educativas em relação à importância da preservação da qualidade da água, tema sempre importante e atual diante da crise hídrica por que passam diversos estados brasileiros. “A crise atual deve servir de alerta. Não basta economizarmos água agora. A sociedade precisa mudar de comportamento e ter uma postura mais séria e responsável em relação a esse bem essencial que, como vemos hoje, não é infinito. Precisamos fazer a nossa parte, o que nos cabe perceber e praticar como uma nova atitude, novos hábitos”, destaca Charles Groisman. 

Serviço
Corrida e Passeio Circuito Caixa Rios e Ruas


2ª etapa
25 de outubro – Centro Histórico (Vales do Anhangabaú e Rio Itororó)


3ª etapa
29 de novembro – Parque Ecológico do Tietê (Margens do rio Tietê)


Mais informações no site: www.mostrarioseruas.com.br