Eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência fortalece participação social

Foram eleitos sete conselheiros e seus suplentes que representarão as pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Conheça também outros mecanismos de participação social na cidade

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) tem novos integrantes que vão dar continuidade à participação social e ao diálogo com os diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência que vivem em São Paulo.

Em processo eleitoral transparente e democrático realizado no dia 15/8 durante o XXV Encontro Paulistano com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, os sete conselheiros e seus suplentes foram eleitos, representando as deficiências física, múltipla, intelectual, visual e auditiva, além das vagas livres.

O CMPD é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Sua função é elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da pessoa com deficiênicia na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, nos esportes, enfim, na acessibilidade aos espaços públicos.

Os novos conselheiros assumem o cargo em 1º de setembro, quando escolherão o presidente do Conselho.

Deficiência Auditiva
Cláudia Sophia Indalecio Pereira – Titular
Cláudio Sousa Meneses – Suplente

Deficiência Física
Sandra dos Santos Reis – Titular
Rosemeire Cicera de Oliveira Benedita – Suplente

Deficiência Visual
Ana Cláudia Domingues – Titular
Eulália Alves Cordeiro – Suplente

Deficiência Intelectual
Alan Souza do Nascimento - Titular (Será representado por Silvana Souza do Nascimento)
Camila Rocha Vale – Suplente

Deficiência Múltipla
Larissa Pereira de Souza - Titular (Será representada por Gersonita Pereira de Souza)
Sara Nunes Moreira - Suplente (Será representada por Iraci Nunes Moreira

Vagas Livres
Manoel Bonfim Barros – Titular
Rivaldo Aparecido Pereira de Lima – Titular
Clarice Kammer Patrício - 1º Suplente
Carlos Alexandre Campos - 2º Suplente

Como Participar do CMPD

Todas as pessoas com deficiência residentes na Cidade de São Paulo poderão se cadastrar no Conselho e participar de suas atividades com direito a voz e voto.

Todos os meses são realizadas Reuniões Plenárias com o objetivo de debater diretamente com as pessoas com deficiência seus direitos, suas propostas e formas de encaminhamento.

A cada ano acontece o Encontro Paulistano, que avalia as ações do Conselho e apresenta novas propostas.

O Conselho possui também os Grupos de Trabalho, que assessoram a Coordenação Geral, onde são discutidas e apresentadas as soluções para os maiores problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência. Os grupos são abertos a todos os interessados em levantar, debater e dar respostas às questões que impedem a inclusão social do deficiente.

Para mais detalhes e calendário das atividades, acesse:
www.prefeitura.sp.gov.br/cmpd


Consultas Públicas para ações voltdas à inclusão

Entre abril e setembro de 2014, as 70 ações que compõem o Plano São Paulo Mais Inclusiva estiveram em processo de Consulta Pública. A ferramenta em forma de Minuta Participativa, disponível com recursos de acessibilidade,  possibilitou ao munícipe opinar sobre cada uma das ações, sugerindo detalhamento de algumas propostas, ampliações e até mesmo novas ações.

Para o segundo semestre de 2015, está previsto o lançamento da Consulta Pública que definirá as rotas prioritárias que receberão semáforos sonoros para garantir mais autonomia e segurança na travessia de pedestres com deficiência visual.

Participação Social na cidade de São Paulo

Assim como o Conselho da Pessoa com Deficiência, há outros Conselhos temáticos na cidade, além dos Conselhos Participativos nas Subprefeituras, Conselho da Cidade, de Planejamento e Orçamento Participativos, e diversos órgãos colegiados de participação social, Consultas Públicas, Conferências, canais de comunicação e diálogo com os/as munícipes.

A Prefeitura de São Paulo quer, agora, aperfeiçoar e ampliar esses mecanismos de democracia participativa já existentes da cidade de São Paulo com a construção da Política Municipal de Participação Social (PMPS) e do Sistema Municipal de Participação Social (SMPS). Por meio de reuniões abertas presenciais e consulta pública online, abrimos as portas para dialogar com todos vocês sobre como organizar e sistematizar a Participação Social na cidade.

Participe desta construção. Para saber mais sobre a consulta pública e o calendário das reuniões presenciais, acesse
saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br