Prefeitura de São Paulo lança Selo de Acessibilidade Digital

O Selo, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo fomentar a acessibilidade na web

Já imaginou se todos os sites e portais fossem acessíveis para qualquer pessoa, com ou sem deficiência? Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançou nesta quinta, 17, o Selo de Acessibilidade Digital, iniciativa que incentivará a consciência e a prática da acessibilidade na web no país.

A avaliação seguirá os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e as diretrizes de verificação previstas na Portaria nº 08/SMPED-GAB/2018, que regula o Selo de Acessibilidade Digital.

A solicitação do Selo poderá ser realizada pelo Portal 156 ou pelo site da SMPED, com encaminhamento de documentos pelo e-mail: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br

Após o requerimento, a Divisão de Acessibilidade Digital e Comunicação Inclusiva (DADCI) emitirá Relatório Técnico de Avaliação da Acessibilidade e submeterá à apreciação, para concessão do Selo, da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED.

A acessibilidade digital traz grandes benefícios a todas as pessoas, sejam elas com deficiência, idosos e iniciantes em tecnologia. Além das vantagens tecnológicas, como códigos organizados e compatibilidade com todos os dispositivos e plataformas, oferece independência na navegação e atende a um direito do cidadão.

“A Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas. Como não havia um órgão que regulamentasse este direito, a Comissão Permanente de Acessibilidade, autoridade consultiva e deliberativa no assunto, está liderando esta iniciativa inédita no país”, afirma o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Dúvidas sobre o serviço podem ser encaminhadas ao e-mail: acessibilidadedigital@prefeitura.sp.gov.br

Confira algumas fotos do evento. O álbum completo pode ser acessado no link: http://bit.ly/2LeSVbM

palco do evento, Plano de fundo o telão com a apresentação do Selo de Acessibilidade Digital. Lado direito, convidados da abertura com o prefeito Bruno Covas e o secretário Cid Torquato.

Intérprete Marciel Alves, está do lado esquerdo. Lado direito, Sidney Tobias, Analista Sistemas PRODAM e Consultor de Acessibilidade Digital SMPED, fala ao microfone ao lado de Fabíola Calixto, Assessora Especial de Tecnologia, SMPED. Atrás, o telão com a apresentação do Selo de Acessibilidade Digital.

convidadas do evento com a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz.

Prefeito Bruno Covas, está de pé e fala ao microfone. Ele segura um papel nas mãos.

 

Convidados do evento sorrindo, Todos estão de pé e um ao lado do outro. Quatro homens e uma mulher.

Prefeito Bruno Covas e Secretário Municipal Cid Torquato. Eles estão sorrindo, um do lado do outro.

Secretário Cid Torquato com Tiago Silva Miari, Secretário Adjunto, Secretaria de Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento

Markiano Charan, Presidente, Adeva – Associação de Deficientes Visuais e Amigos

Panorâmica dos convidados do evento. Mais de 100 pessoas na plateia.

Créditos das Imagens: Fábio Nunes