Prefeitura de São Paulo promove programação com mais de 100 atividades em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esportes adaptados, debates, rodas de conversa e capoeira inclusiva são ações que integraram a celebração da data

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3/12, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e das demais pastas, promoveram uma programação com mais de 100 atividades culturais e esportivas inclusivas no final de semana dos dias 2 e 3 de dezembro.
 


Equipe da SMPED participa do Bike Tour SP
 

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) foram palco das atividades paradesportivas. No CEU Azul da Cor do Mar, foram disponibilizadas aulas de capoeira inclusiva, tênis de mesa e de artes marciais, como taekwondo e kung fu. Já no CEU Campo Limpo, apresentações de bocha paralímpica, goalball e vivências com cadeira de rodas e olhos vendados foram algumas das atrações. Toda a programação esportiva fez parte da Virada Inclusiva 2017, maratona de ações organizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.




Participantes durante atividades

 

No sábado, 2, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) Vila Mariana recebeu exposição de produtos artesanais feitos pelos atendidos, além de grupos de conversa sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e demonstração de jiu-jitsu adaptado.

Já no domingo, 3, a Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou oficinas de arte e inclusão da Pessoa com Deficiência no Processo Artístico e Terapêutico. A atividade aconteceu no Pólo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci.



Corrida do Instituto Olga Kos


Os relógios de São Paulo divulgarão as datas comemorativas do mês, como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), Dia Nacional da Acessibilidade (5/12), o Dia da Criança com Deficiência (9/12), Dia Nacional da Acessibilidade (5/12), Dia Nacional do Cego (13/12). Além disso, os monumentos da cidade ganharão iluminação especial da cor flicts, um bege alaranjado inspirado no livro do escritor Ziraldo. Na obra, a coloração era considerada feia, frágil e aflita, pois “não tinha a força do Vermelho, nem a paz que tem o Azul", mas era a cor secreta da Lua

“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é importante para chamar a atenção para os direitos e o dever de incluir essa parcela da população. A construção de uma sociedade inclusiva se dá no cotidiano, a partir de políticas públicas e da conscientização de todos os cidadãos”, afirma o secretário municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato.