Convênio entre Estado e Prefeitura traz Paraolimpíadas Escolares para São Paulo

Principal competição paraolímpica estudantil do país reunirá mais de mil atletas entre 12 e 19 anos, representando 22 estados.

 Evento acontece de 6 a 11 de setembro, na capital paulista, e pode revelar medalhistas para os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.

Nesta terça-feira, dia 3, a partir das 16h, no Palácio dos Bandeirantes, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado assinam termo de cooperação e anunciam a programação das Paraolimpíadas Escolares 2010.

São esperados 1.500 atletas de dez modalidades: atletismo, natação, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa, vôlei sentado e tênis em cadeira de rodas.

Por sua faixa etária, muitos adolescentes que estarão nestes jogos poderão ser medalhistas olímpicos daqui a seis anos.

A meta do CPB é colocar o Brasil entre os três primeiros colocados nas Paraolimpíadas do Rio 2016. O país foi 9º em Pequim 2008, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro.

A assinatura do termo de cooperação reunirá o governador e o prefeito de São Paulo, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Presença dos nadadores Andre Luiz de Oliveira, medalhista paraolímpico em Pequim, e do estudante Lucas Felipe Gouveia Souza, aluno de uma escola estadual paulista e esperança de medalha nos jogos.
 

Lançamento das Paraolimpíadas Escolares
Dia 3 de agosto – 16h
Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4.500