Barra de Impressão

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência


Início - Secretarias - Pessoa com Deficiência / Notícias


08/11/2010 13h53

Projeto Piloto da Central de Libras chega a 37 pontos de atendimento

Além das 31 subprefeituras e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a CELIG também está disponível nas Escolas Municipais de Educação Especial (EMEE’s) de jovens e crianças surdas ou com deficiência auditiva

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED, cumpriu mais uma etapa do Projeto Piloto da Central de Libras, Intérpretes e Guias Intérpretes – CELIG. Foi concluída a instalação da Central em todas as 31 praças de atendimento das subprefeituras da Capital e nas 5 Escolas Municipais de Educação Especial (EMEE).

A SMPED percorreu todas as regiões da cidade instalando webcans nos terminais de computador das praças de atendimento das subprefeituras, configurando o sistema e transmitindo as orientações para os funcionários responsáveis pelo atendimento no local.

A Central conta com intérprete de libras que facilita o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva presente no local e o atendente do órgão público, e também pode transmitir as informações disponíveis pelo serviço 156. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O objetivo da SMPED é otimizar o atendimento público à pessoa surda ou com deficiência auditiva, cumprindo assim o objetivo estabelecido na Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo, que é instalar a CELIG em 56 pontos até o final deste ano.

Além das subprefeituras, o serviço também está disponível no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, na Rua Líbero Badaró, 119 – 3º andar / Centro e nas 5 Escolas Municipais de Educação Especial (EMEE), que atendem jovens e crianças surdas ou com deficiência auditiva. São elas:

- EMEE Anne Sullivan. Rua Rodrigues Paes, 512 / Chácara Santo Antonio;
- EMEE Mario Pereira Bicudo. Avenida Félix Alves Pereira, s/n – Jardim Centenário;
- EMEE Madre Lucie Bray. Rua São Geraldo, 236 / Vila Constança;
- EMEE Vera Lucia Aparecida Ribeiro. Rua Benedito Pereira, 206 / Jardim Líbano;
- EMEE Helen Keller. Endereço: Rua Pedra Azul, 314 / Aclimação.

Ainda deverão ser realizados ajustes técnicos em algumas subprefeituras, devido ao congestionamento de rede disponível nesses locais. A conexão da Central de Libras é feita via intranet. Ou seja, por uma rede interna na Prefeitura que faz a conexão (link) com os pontos de atendimento. No futuro, será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdocegos em órgãos públicos municipais. Nessa fase ainda não é possível acessar o serviço via internet.

Clique aqui e confira os endereços de todos os 37 pontos de atendimento da CELIG.

Clique aqui para assistir o video explicativo da CELIG no Youtube.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br / lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br

 

 


  • Copyright
  • SAC