Laramara - Associação de Assistência ao Deficiente Visual inaugura Centro de Tecnologia Adaptada

Associação compartilha com a comunidade a técnica de confecção de móveis adaptados para crianças com deficiência visual ou com problemas neuromotores

A Laramara - Associação de Assistência ao Deficiente Visual inaugurou, no dia 12 de março, um Centro de Tecnologia Adaptada - CTA que tem como principal objetivo a criação de móveis e recursos adaptados para crianças com deficiência visual ou portadoras de transtornos neuromotores.

Frente às dificuldades que as famílias de baixa renda encontram para adquirir os móveis adaptados existentes no mercado e devido ao alto valor desses produtos, a Laramara desenvolveu esta idéia para torná-los mais acessíveis a essas famílias.

Para resolver o problema e possibilitar melhores condições às famílias de baixa renda, a Laramara encontrou na matéria-prima barata a solução para o caso e recriou os produtos com materiais recicláveis. "O custo supera a capacidade econômica das famílias que atendemos na Laramara e, de forma geral, às famílias brasileiras", afirma Mara Siaulys, presidente da Associação.

No lugar de madeira e couro, as cadeiras e objetos adaptados criados no CTA são produzidos com materiais recicláveis de baixo custo, como papelão e isopor. A nova metodologia barateia o custo final, facilita a confecção pelas famílias carentes e possibilita maior funcionalidade das crianças deficientes em seus ambientes naturais - casa, escola, parque, etc. A família aprende a confeccionar os móveis para replicá-los de acordo com o crescimento da criança.

A Laramara aposta no crescimento do trabalho e, muito em breve, abrirá as portas às famílias e profissionais de outras instituições e comunidades interessados em aprender a confeccionar os produtos adaptados. A intenção é expandir o método por todo o Brasil.

Sobre a Laramara

A Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual atua desde 1991 e é referência no Brasil em baixa visão e apoio à educação e inclusão de crianças com deficiência visual e múltipla deficiência. É também um centro de propagação de conhecimentos e experiências, além de produzir materiais pedagógicos, gerar recursos e tecnologias para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social da pessoa com deficiência visual.

Com sede na Barra Funda, em São Paulo, a instituição tem uma equipe de mais de 200 funcionários (sendo 25 com deficiência visual) e 150 voluntários, ocupa uma área superior a 8.000 m2. Além da contribuição de empresas e voluntários, a Laramara conta com o apoio de unidades de negócios como gráfica, agência de publicidade, estúdio de som, auditório e restaurante. Cada unidade é independente e tem todo o lucro revertido para o trabalho da Instituição.

Mais informações no site: http://www.laramara.org.br/

fonte: http://www.lerparaver.com/