SPObras faz Audiência Pública para projeto da Operação Urbana Água Branca

Mais uma reunião com a comunidade e representantes de associações civis foi realizada por SPObras, desta vez para apresentar à sociedade o projeto de Prolongamento da Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Zona oeste. Ocorreu nesta terça-feira (23) de agosto, às 18h30, na sede da Subprefeitura Lapa. Com auditório lotado e a presença dos representantes do Movimento Água Branca SP, do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca, da Associação dos Amigos da Vila Pompéia, da Associação dos Ciclistas Urbanos, da imprensa local e de moradores a reunião durou mais de duas horas, após o esgotamento de perguntas e respostas, a cargo dos técnicos de SPObras.

A mesa foi conduzida por Roberto de Moraes Moura (superintendente de Projetos), Pedro Algodoal (diretor de Projetos), Júlio Alves (gerente de Desapropriações), Maria Helena Brasil (gerente de Licenciamento Ambiental), Antônia Guglielmi (gerente de Projetos), Ronaldo Tonobhon (superintendente de Planejamento da CET) e Patrícia Saran (gerente de Participação Social da SP Urbanismo).

Moura apresentou o projeto em suas linhas gerais, que abrange obras de grande alcance para a infraestrutura da região oeste. Além do projeto para prolongamento da Av. Auro Soares de Moura Andrade, compõem ainda o escopo da Operação Urbana Consorciada Água Branca a construção de um túnel bidirecional que fará a interligação com a Av. Santa Marina e o remanejamento da Linha 8 – Diamante, da CPTM.


Municipes acompanham audiência pública, na subprefeitura da Lapa

Roberto Moura enfatizou os ganhos de tais obras, a cargo da OUCAB, resumidos na reurbanização da área degradada da orla da ferrovia no trecho de intervenção, a melhoria expressiva da mobilidade para pedestres e ciclistas, que serão contemplados no projeto com ciclovias e para o trânsito geral da região. Explicou ainda que todas essas obras, sob condução da Municipalidade estão compatíveis com as obras do Metrô, a cargo do Estado, que completarão o leque de melhorias urbanas e viárias.

Seguiram-se as explicações abordando as desapropriações, o processo para obtenção das licenças ambientais, demais áreas de influência da OUCAB.

Como resultado desse projeto, pode-se afirmar a criação de um novo eixo de mobilidade urbana para pedestres, ciclistas e veículos. Pode-se também afirmar que a ampliação do sistema viário Leste/Oeste vai aliviar os congestionamentos que tanto prejudicam a vida dos motoristas, e que também haverá um aumento significativo da segurança nos deslocamentos para travessia da linha férrea. Todo esse novo traçado urbano e viário reflete na melhoria e valorização da área.

Após a exibição de um vídeo com animações em maquetes eletrônicas, mostrando as mudanças e resultados práticos das obras, cerca de duas dezenas de pessoas, previamente inscritas para questionamentos, fizeram suas colocações à mesa. Entre as questões mais enfáticas podemos destacar a segurança para as novas ciclovias, a mudança no traçado geométrico das obras para preservar espaços já consolidados por moradias antigas, as desapropriações e os valores pagos pela PMSP, a geração de ruído e a não alteração da situação viária atual para ruas sem saídas.

Como em todas as Audiências Públicas, houve momentos de tensão causada pela mudança de ânimos. Roberto Moura esclareceu a todos que toda operação urbana é calculada com uma previsão de longo alcance. “Nosso trabalho leva em conta o resultado, o reflexo dessas obras em longo prazo, em todas as áreas que elas afetam. Tudo é projetado com base nas leis ambientais, com a colaboração de especialistas das várias áreas como a CET, a SPUrbanismo, a produção de habitação social etc”.

A Audiência Pública fortaleceu a relação Poder Público X Sociedade, como sempre acontece. Ficou claro, ao final, que novos encontros podem acontecer ao longo da realização desse projeto.

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 24/08/2016