Com novas obras, boxes terão três vezes mais área útil em Interlagos

Aos 75 anos, Autódromo de Interlagos ganha modernização nas suas instalações e mantém lugar de destaque entre os cinco principais circuitos histórico de corrida do mundo, ao lado de Mônaco, Monza, Silverstone e Spa Francorchamps.

Um velhinho bem moderno e que nunca saiu de moda, ganha agora um ”banho” de modernidade. Na verdade um “banho” de 101,8 milhões de reais para deixa-lo mais seguro e confortável para as equipes de corrida.

Considerado um dos mais seguros e desafiantes circuitos mundiais, o Autódromo de Interlagos está recebendo agora a primeira fase de obras de ampliação.

Novo Edifício de Apoio: Equipes terão três vezes mais área útil

 

Todos os anos, o Autódromo passa por obras para receber a etapa brasileira do Grande Prêmio de Fórmula 1. As obras atualmente em curso tiveram início em abril.

Nesta fase, estão em construção o novo Centro Operacional e o novo Edifício de Apoio, atrás dos boxes.

O Centro Operacional, localizado ao lado dos boxes, está com 80% de sua estrutura concluída. Com seis andares em construção, esse edifício abrigará quatro novos boxes, fazendo com que o Autódromo opere com um total de 27.

Centro Operacional: Com seis pavimentos, o novo prédio terá quatro novos boxes e área VIP

Esses quatro novos boxes auxiliares facilitarão os trabalhos das equipes de corrida. Os equipamentos utilizados pelas escuderias estão cada vez maiores e em maior número. Com mais espaço, toda a logística de trabalho, armazenamento de componentes e transporte será facilitada.

Para esse ano, serão entregues, no novo Centro Operacional, os quatro novos boxes auxiliares e também mais dois andares, onde serão instaladas áreas VIPs. As escadas externas serão instaladas já na próxima semana.

O Edifício de Apoio está localizado na parte posterior da área dos boxes. Quando o pavimento térreo for finalizado, cada equipe terá uma área total de 210 metros quadrados para se instalar. Antes, esse espaço era limitado a 70 metros quadrados. 

Para o Grande Prêmio F1 deste ano, serão entregues no Edifício de Apoio as novas áreas reservadas para as equipes e também dois novos grupos de banheiros (piso térreo). Também será entregue a galeria técnica, por onde passarão as tubulações e fiações elétricas e de dados.

Em 2016, no Centro Operacional, serão entregues mais três andares. No Edifício de Apoio, será entregue o primeiro pavimento que contará com cozinhas auxiliares e também o pavimento inferior que abrigará reservatórios de água e algumas salas. A nova cobertura do Paddock também será entregue em 2016.

Vista posterior do novo Centro de Apoio

No dia 20 de outubro o Autódromo será entregue à organização da Fórmula1. A segunda fase das obras começará logo no dia dois de janeiro de 2016.

As intervenções atualmente em curso no Autódromo de Interlagos são 100% financiadas pelo Governo Federal, através do PAC – Turismo num valor de R$ 101,87 milhões.

Pista
Neste ano, a pista do Autódromo de Interlagos não será recapeada. Esse serviço foi realizado em 2014, com a remoção total do pavimento e posterior troca, sempre seguindo as determinações dos organismos internacionais, levando em conta a segurança e a durabilidade.

Em 2015, a pista passará por manutenções, pintura e readequações nas defensas.

Obras entregues em 2014
Em 2014 o Autódromo de Interlagos também passou por grandes obras. Para dar mais segurança aos pilotos a entrada dos boxes foi aumentada. Também visando à segurança, uma nova área de escape foi criada no S do Senna. O Pit Lane recebeu novo pavimento rígido e novo sistema de drenagem, e toda a pista recebeu novo asfalto. As arquibancadas e áreas de circulação do Autódromo passaram por obras de acessibilidade, se adequando às novas normas.