Restaurado e reformado, o antigo Othon Palace será nova sede da Secretaria Municipal de Finanças

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial do Município a licitação para restauro e reforma do antigo Hotel Othon Palace, por mais de cinco décadas símbolo de elegância e serviços cinco-estrelas da capital paulistana. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 1º de setembro.

Desde 2008, o hotel, que nas décadas de 1960 e 1970 recebeu figuras ilustres como a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e o príncipe Akihito, do Japão, encontra-se totalmente vazio. Com seus 24 andares e uma cobertura que ostentava um dos mais luxuosos restaurantes da capital, o Chalet Suísse, voltado para o Vale do Anhangabaú, formando, com o Edifício Matarazzo, o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e a sede dos Correios o mais significativo conjunto arquitetônico do velho centro da cidade o prédio será requalificado para dar lugar à nova sede da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Inaugurado, em grande estilo, em 29 de dezembro de 1954 para a festa do IV Centenário da cidade, o Othon Palace, que operou com déficit por todo o ano de 2008 foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura em 2009 e desapropriado em julho deste ano. O imóvel será integralmente requalificado. A solução dada pela Prefeitura do Município tem o mérito de contribuir para a recuperação do patrimônio histórico da região central e proporcionar economia significativa aos cofres públicos, uma vez que deixará de pagar aluguel e condomínio.

A obra de reforma está calculada para durar 15 meses, com custo estimado em R$ 45 milhões. Estão previstas nova fachada, com preservação dos revestimentos externos originais, plena requalificação do interior do edifício, nova infraestrutura elétrica, telemática e hidráulica. O projeto atenderá também a necessidade de adaptações para compatibilizar o espaço interno do prédio com suas novas funções e com as novas normas de segurança.

A ideia de reocupar o centro com órgãos da administração municipal teve início em 2004, quando a sede da Prefeitura foi transferida para o Palácio das Indústrias, no Parque d. Pedro II; depois, para o Edifício Matarazzo. São iniciativas que evitam a degradação, pois se sabe que o uso revitaliza, preserva o patrimônio arquitetônico. Os recursos para a reforma e restauro virão da Prefeitura do Município e da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Fachada do edifício Othon Palace

 

Projeto de restauração

 

Clique no link abaixo para ver matéria publicada na imprensa sobre o restauro de Edifício Othon:

Prefeitura de SP abre licitação para reformar antigo Othon Palace

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 31/07/2015