Praça Roosevelt terá área cercada para atender skatistas e moradores da região

A São Paulo Obras iniciou esta semana a colocação de grades na Praça Roosevelt, na parte que fica em frente à Rua da Consolação. A medida, depois de discutida com moradores e associações da região, visa acabar com um problema de convivência entre os diferentes grupos que usam aquele espaço para o lazer.

A área que está sendo circundada fará parte da “skate plaza”, criada pela Prefeitura para atender os skatistas e os frequentadores da praça. Dessa forma, público e skatistas serão poupados de acidentes e discussões.

Desde que a Praça Roosevelt foi entregue em 2012, a briga pelo espaço foi ganhando contornos cada vez mais severos, daí a necessidade de delimitação do espaço para cada grupo.

Além da grade protetora, a skate plaza terá também cinco rampas de manobras, bancos especiais e corrimões para a prática do esporte. Com área total de 18 mil m², foi reservado 1.150 m² para uso exclusivo dos skatistas, um tamanho bastante razoável.

A medida tem agradado os esportistas e moradores da região, que têm naquele espaço um oásis para relaxar do barulho e do trânsito excessivo da região central.

 

Após a última reforma, a Praça Roosevelt teve seu traçado e paisagismo interno valorizado

 

 Esquecida pelas administrações municipais ao longo de décadas, a Praça Roosevelt foi aos poucos se deteriorando. Mesmo assim, moradores dos edifícios do entorno e idosos, continuaram frequentando a praça, bem como os skatistas, que descobriram em seu piso uma pista natural para manobras.

Entregue à população depois de um longo período em reforma, a Praça Roosevelt não teve sequer um momento de apogeu. Foi logo depredada, pichada e sofreu com a ação de baderneiros e desocupados, que quebraram equipamentos e destruíram os canteiros de flores.

Ao mesmo tempo, os skatistas tomaram conta do lugar e praticavam o esporte em toda a praça, colocando em risco a segurança dos frequentadores habituais.

Agora, depois de reuniões realizadas com moradores, lideranças locais, skatistas, representantes da Subprefeitura Sé e arquitetos de SPObras, chegou-se a um consenso sobre a divisão da utilização do espaço.

Com as novas obras de recuperação do local, a Prefeitura vai poder, em fim, entregar a Praça Roosevelt à população totalmente reformada.

A praça ganhou áreas de lazer, floreiras, bancos, moderna iluminação e quiosques

 

Assessoria de Comunicação

26/11/2014 - SPObras