Novo Terminal Itaquera trará mais fluidez ao viário da zona leste

Também servirá para distribuir melhor as linhas de ônibus que atendem a região e as linhas de grande carregamento, como metrô e CPTM

A ordem de início das obras foi assinada no dia 21 de outubro, quando o prefeito Fernando Haddad e o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe visitaram o local onde será erguido o novo Terminal Itaquera.

Esta é a segunda fase de obras do Terminal. A primeira, entregue em junho deste ano para a Copa do Mundo, englobou a ampliação do terminal em oito mil metros quadrados, a ampliação de duas novas plataformas, a remodelação viária do entorno, a construção do novo prédio administrativo e a implantação de escadas e elevadores que dão acesso ao terminal, além de uma passarela que liga o equipamento ao estádio do Corinthians.

Ao fundo, no centro, é possível ver um dos pilares da nova passarela sendo erguidos

A vistoria às novas obras teve início na área onde já estão sendo erguidos os pilares que darão sustentação a nova passarela, que ligará a estação Corinthians-Itaquera do Metrô à estação da CPTM, interligando ainda os dois prédios do terminal de ônibus ( o antigo como o novo), evitando assim que os passageiros atravessem a Radial Leste.

O prefeito Fernando Haddad foi recebido pelo secretário Roberto Garibe e pelos técnicos que estavam presentes no local

Atualmente também estão em execução as obras de remanejamento do coletor tronco de esgoto que interfere nos trabalhos de fundação.

O novo Terminal Itaquera terá 40 mil metros quadrados, ele dará apoio aos corredores Leste Radial 1, 2 e 3, Corredor Itaquera, e aos futuros corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Ele também irá atender as linhas 3 Vermelha do Metrô e 11 Coral da CPTM.

Perspectiva do novo Terminal Itaquera

De acordo com o secretário Roberto Garibe, com os novos corredores da Zona Leste, o novo Terminal irá melhorar muito o trânsito da região.

“As obras ficarão prontas quase ao mesmo tempo, garantindo assim o bom fluxo do transporte público. O novo terminal irá desafogar o Metrô, e será uma alternativa mais confortável para os passageiros”, analisou ele.

Prefeito Fernando Haddad, secretário Garibe e o secretário de Transportes caminharam pelo terreno onde será o novo terminal

A realização dessa obra só foi possível porque a Prefeitura de São Paulo conta hoje com o apoio do Governo Federal no investimento para o Plano de Mobilidade Urbana.

Orçado em R$ 139 milhões, o novo Terminal é totalmente financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. “A cidade está vivendo uma nova filosofia de desenvolvimento e infraestrutura”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, referindo-se à importante parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

No local também já estão acontecendo as obras do muro de diafragma, que funcionarão como contenção

“Queremos voltar aos níveis da construção civil dos anos 70, quando São Paulo representava a força bruta para o desenvolvimento”, completou o prefeito.

Fazem parte desse conjunto de obras viárias e urbanísticas a construção de dois novos corredores de ônibus nas avenidas Líder e Itaquera (1,8Km e 1,2Km respectivamente); alargamento e duplicação das ruas Itaquerinha, São Teodoro e Harry Dannenberg; canalização de dois quilômetros do Córrego Rio Verde e construção de um parque linear em sua margem.

Outra importante intervenção viária na região é a construção de dois viadutos, que interligarão as avenidas Líder, Itaquera e São Teodoro, hoje muito congestionadas porque não têm esse ligação, fazendo com que o transito na região tenha de ser distribuído nas ruas internas do bairro.

O prefeito Fernando Haddad aproveitou a visita para falar com os operários

Para o prefeito Haddad, a administração municipal encontra-se hoje focada em um novo tripé: aprovação da dívida pública, novo plano diretor e licitação das obras que agora contam com recursos do PAC.

Ao atender esse tripé, a Prefeitura de São Paulo terá condições de destravar as obras que estavam paradas até agora.

O novo Terminal Itaquera tem prazo de conclusão de 18 meses e deverá ser entregue à população em abril de 2016.

 

Assessoria de Comunicação 

21/10/2014 - SPObras