Nova reforma da Praça Roosevelt terá “Skate Plaza” e plena acessibilidade para deficientes físicos e visuais

A Praça Roosevelt foi criada pelo prefeito Faria Lima, no início dos anos 1960, como parte de um audacioso projeto de urbanização da área central, que incluía até um centro cultural, com auditório com capacidade para receber duas mil pessoas. Projeto de autoria do paisagista português Roberto Coelho Cardozo, foi erguida sobre a passagem subterrânea do Minhocão e a ligação do viário Leste-Oeste. Obra concebida com grandes volumes de concreto, sempre foi polêmica. Inaugurada em 1971, pelo general-presidente Emílio Médici como um presente à cidade de São Paulo, ao longo desse período a Praça Roosevelt passou por várias reformas.

A última, conduzida por SPObras, foi concluída há exatos dois anos. Com um projeto paisagístico novo, traçado interno valorizado por amplos jardins e áreas de lazer, floreiras, espaço ornado com bancos e uma moderna iluminação, a Roosevelt foi novamente abraçada pela população. No entanto, problemas surgiram quando os skatistas passaram a usar todo o espaço público da área, indiscriminadamente. Sem respeitar áreas restritas, suas manobras radicais deterioraram parte dos equipamentos e expulsaram boa parte do público, em especial idosos que temiam por acidentes.

Espaço precioso para os moradores daquela área, a Roosevelt é também cuidada por lideranças locais, que por meio de associações procuraram a prefeitura para reivindicar melhorarias no espaço, pois havia problemas nos diversos acessos ao local, especialmente para os deficientes físicos e visuais. “Foi aí que nós entramos. Passamos a estudar o projeto e discutir nossas propostas em reuniões na Sub-Sé, com os movimentos sociais”, comenta Sandra Oliveira, arquiteta de SPObras à frente das obras de acessibilidade. O projeto foi aprovado pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA em agosto, a licitação já foi publicada.

Além de atender os skatistas, a reforma adequará a praça para pleno uso por deficientes físicos e visuais. Projetado segundo as normas de acessibilidade, todo o espaço compreendido pelas ruas Consolação, Martinho Prado, Augusta e João Guimarães Rosa terá piso tátil direcional, piso tátil de alerta, rebaixamento de guias nas travessas com piso tátil de alerta, duas faixas de travessia elevada na Guimarães Rosa, novas rampas para resolver os desníveis da praça, sinalização dos degraus nas escadas para pessoas com baixa visão e novos corrimãos nas rotas acessíveis. “Nós conseguimos integrar a Rua Guimarães Rosa à praça. Demos proteção e uso confortável por pedestres e pessoas com deficiência. Na calçada dos teatros, as guias serão rebaixadas para uso dos cadeirantes”, completa a arquiteta. Equipamentos deteriorados, como bancos, sanitários, floreiras e a guarita da GCM também serão recuperados.

“Para dar solução aos atritos causados pelos skatistas, nós criamos uma área reservada de 1.150 m², a ‘Skate Plaza’, projetada para a prática do esporte. Valorizamos o esporte com uma área própria, acreditamos que com isso eles não irão ocupar as outras áreas”, explica. A Skate Plaza terá cinco rampas, bancos metálicos próprios para manobras radicais e um guarda-corpo (grade de proteção) para evitar acidentes. A praça tem quase 18 mil m² e conta inclusive com um espaço destinado aos passeios com cães.

Com a desapropriação feita na esquina da Rua Nestor Pestana com Martinho Prado, o projeto fará uma adequação geométrica para ampliar a área e dar passagem segura a pedestres e pessoas com dificuldade de locomoção. Assim, quem vai aos teatros e bares da Rua Nestor Pestana tem conforto no desembarque, antes que o motorista se dirija à garagem subterrânea, cujo acesso também ficou mais fácil. Com a reforma e a nova sinalização, a região, que constitui um dos polos culturais da cidade, estará mais segura e agradável.

 

Em entrevistas, Sandra Soares, arquiteta e urbanista de SPObras, explica os detalhes do projeto

 

Clique aqui para conhecer o projeto. 

Veja mais matérias sobre o assunto:

Folha de S. Paulo
Reforma vai erguer área para skatistas na praça Roosevelt

O Estado de S. Paulo
Roosevelt terá área só para skatistas

Diário de S. Paulo
Skatistas ganham espaço

Jornal Metro
Roosevelt: capítulo II

Rádio Estadão
Entrevista com a arquiteta da SPObras, Sandra Soares, sobre as obras na Praça Roosevelt

 

Assessoria de Comunicação

08/10/2014 - SPOBRAS