Nova Interdição na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini

A interdição será entre as ruas Guararapes e Flórida, no sentido Morumbi, a partir de 03 de agosto, por 60 dias

Para dar continuidade às obras do Corredor de Ônibus Berrini, a partir das 10h00 de domingo (03/08/2014), novas interdições entrarão em vigor na via e se estenderão por 60 dias.

A Av. Eng.º Luís Carlos Berrini terá mais 5,5 metros de pista interditada entre as ruas Guararapes e Flórida, no sentido Morumbi, junto ao canteiro central. No trecho já ocupado pela obra também haverá ampliação da interdição, passando a ser de 5,5 metros entre as ruas Rio da Prata e Guararapes, em ambos os sentidos.

Essa intervenção se faz necessária para a troca do pavimento rígido por onde passam os ônibus, construção de novas paradas de embarque e desembarque e reconfiguração do canteiro central, com a construção de uma ciclovia.
O novo Corredor Berrini vai ordenar o trânsito e melhorar a paisagem urbana daquela região, um polo comercial marcado por grandes projetos de arquitetura.

Há ganhos importantes. Ao retirar os ônibus do lado direito vai melhorar o uso da via também para os carros, evitando o entrelaçamento de carros e ônibus.

Por outro lado, os passeios da avenida estarão livres dos pontos de ônibus, que geram interrupções no fluxo viário. Sem os pontos, os movimentos de entradas e saídas dos carros nas garagens dos edifícios também ficarão mais rápidos. Porém, o mais importante será o ganho para a mobilidade urbana, pois o canteiro central construído para o corredor exclusivo organiza embarque e desembarque com mais tranquilidade.

A SPObras, que conduz as intervenções viárias, entende o transtorno que as obras causarão aos motoristas e moradores do Brooklin, e pede paciência à população, pois não há outra forma de realizar tais melhorias viárias. Depois de prontas, essas obras trarão mais conforto aos moradores do bairro e aos motoristas que circulam pela região.

 

Alterações no transporte:

•Transporte público:

Não haverá alterações.

• Ônibus Fretados:

Sentido Av. dos Bandeirantes – Morumbi: Os ônibus serão orientados a virar à direita na Rua Oswaldo Casimiro Müller, à esquerda na Rua Sansão Alves dos Santos, à esquerda na Rua Geraldo Flausino Gomes, à direita na Av. Eng.º Luís Carlos Berrini e/ou partindo da Av. dos Bandeirantes à direita na Av. Nova Independência, à direita na Rua Flórida, à esquerda na Av. Eng.º. Luís Carlos Berrini.

Sentido Morumbi – Av. dos Bandeirantes: Os ônibus serão orientados a virar à direita na Rua Carlos Rega; à esquerda na Rua Alcides Ricardini Neves, seguir pela Av. Nova Independência, à direita na Av. dos Bandeirantes, e retorno à esquerda na Rua Ribeiro do Vale.

Clique aqui para acessar o mapa que mostra o novo trajeto dos ônibus fretados.

• Automóveis:

Os carros vindos da Av. Eng.º Luís Carlos Berrini, no sentido Morumbi/ Av. dos Bandeirantes deverão acessar a Av. Pe. Antônio José à direita, Av. Nova Independência à esquerda, Rua porto Martins à direita e, por fim, Av. dos Bandeirantes à direita.

A CET sugere ainda que os veículos vindos das avenidas Roque Petroni Junior ou Jorn. Roberto Marinho sigam em frente até a marginal do Pinheiros, evitando assim a região em obras.

Clique aqui para acessar o mapa que mostra a rota alternativa para os automóveis.

 

Ciclofaixa

• A ciclofaixa que funciona na região, aos domingos e feriados, não sofrerá alterações em seu funcionamento. Ela será montada nas faixas adjacentes à ocupação da obra.

O Corredor de Ônibus Berrini

Essa obra faz parte do Plano de Mobilidade Zona Sul e contempla também a construção de dois terminais de ônibus (um na Praça Henrique Chammas e outro no cruzamento da Av. Roberto Marinho com a Av. Luís Carlos Berrini), e a recuperação estrutural da galeria sob a Av. Luís Carlos Berrini.

Com investimento do PAC 2 Mobilidade, no valor de R$ 45 milhões, essas intervenções consistem na implantação de corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas, cobrança desembarcada e pavimento rígido nos 3,5 km da Av. Eng.° Luís Carlos Berrini.

Como a extensão da obra é grande e afeta o trânsito da região, a obra é feita por trechos, com objetivo de amenizar os transtornos causados.

A Estação Águas Espraiadas (no cruzamento da Av. Roberto Marinho com a Av. Luís Carlos Berrini) está com as obras em pleno vapor, assim como a recuperação estrutural da galeria.

O prazo total de entrega é de 18 meses, com previsão de entrega em maio de 2015.