Audiência Pública da Operação Urbana Água Branca tem grande participação da sociedade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU realizou no dia 19 de julho, no auditório da Universidade Uninove, campus Pompéia, audiência pública da Operação Urbana Consorciada Água Branca - OUCAB. O evento, que obteve plena participação popular, com 669 pessoas interessadas no tema, tem a função de promover a transparência das ações da Municipalidade ao apresentar seus projetos à sociedade e, dessa forma, submetê-los ao crivo da sociedade para obter desta sua aprovação.

Organizada pelo Grupo de Gestão da OUCAB, constituído de forma paritária por nove representantes do poder público e nove outros da sociedade civil, os responsáveis pela operação apresentaram ao público os projetos que visam resolver inadequações urbanas causadas pelo contínuo crescimento da cidade, como também estimular o desenvolvimento harmonioso dos bairros da região, especialmente Perdizes, Barra Funda e Água Branca.

Entre as questões discutidas, esteve no centro das atenções a construção da Ponte Raimundo Pereira de Magalhães, obra importante para a região, que fará a ligação do bairro de Pirituba à região da Lapa. Chamou também a atenção do público a questão referente à construção de habitações, eleita como prioridade nos investimentos. Também esteve na pauta um conjunto de melhoramentos viários,que irá melhorar o trânsito local e dará maior fluidez aos longos percursos, já que a região está próxima das rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Castelo Branco, bem como ao Terminal Barra Funda, que opera para os três segmentos metrô-rodo-ferroviário. Foram também discutidas as propostas que visam implantar equipamentos de interesse da comunidade e a construção das novas galerias para dar vazão às águas dos córregos Água Preta e Sumaré, já em curso.

Por ser um instrumento de planejamento urbano, as operações urbanas são regidas por leis especiais e estão abertas também à participação dos setores privados. Elas tratam essencialmente do ordenamento territorial, o que significa total influência na qualidade de vida dos habitantes da cidade de São Paulo. A OUCAB foi criada pela Lei 11.774, de 18 de maio de 1995.

A consulta pública teve a presença de vários representantes do poder público, entre eles os técnicos de SPObras, empresa responsável pela gestão de obras que implicam em grandes intervenções urbanas como a construção dos corredores de ônibus, terminais rodoviários, pontes, viadutos e obras de drenagem. O Grupo de Gestão se reunirá a cada três meses, sempre com objetivo de ouvir a sociedade.

População ocupou quase todo o auditório onde foi realizada a Audiência Pública

 

População seguiu atenta às explicações dos projetos que fazem parte da Operação Urbana Água Branca, em especial o projeto da ponte da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

 

A audiência pública da Operação Urbana Água Branca também foi tema do jornal de bairro Folha Noroeste. Veja no link:

Audiência pública debate Ponte da Raimundo Pereira de Magalhães

 

Assessoria de Comunicação
29/07/2014 - SPOBRAS