Edifício Sampaio Moreira passa por recuperação

No primeiro semestre deste ano a Prefeitura iniciou a reforma e restauro do patrimônio histórico e um dos primeiros arranha-céus de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, começou a recuperar, no último dia 23 de abril, o Edifício Sampaio Moreira, localizado na Rua Líbero Badaró.

Ao longo dos últimos anos, o Sampaio Moreira passou por algumas intervenções que até que o projeto original foi totalmente alterado.

Em 2010, o prédio foi desapropriado, e prédio e fachada foram tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural.

Desde então, a SPObras estuda, através de fotos antigas, os aspectos originais do edifício, para recuperá-lo, restaurá-lo e trazê-lo á antiga forma.

Para início dos trabalhos, foi necessário executar serviços de limpeza e desinfecção dos andares.

Agora, está em andamento a recuperação dos andares, com nivelamento dos pisos dos banheiros.

O edifício ficou fechado e sem utilização por alguns anos o que levou os arquitetos e engenheiros da SPObras a contemplar a recepção do edifício, os elevadores e ferragem das escadarias, além do 5ª andar que terá as salas preservadas mantendo as estruturas do projeto original e as pinturas artísticas.

Os outros andares serão todos reformados, passando por remoção de paredes e adaptações. O projeto prevê a construção de um refeitório na cobertura, uma entrada lateral e a criação de passagens entre os lados do prédio nos andares que não tem esta ligação, do 12º ao 6º andar.

Edifício Sampaio Moreira
Erguido na década de 20, entre os anos de 1923 e 1927, é um dos primeiros arranha-céus de São Paulo. Com 12 andares e uma cobertura, o edifício ganhou o nome de Sampaio Moreira em homenagem a seu proprietário.

        

       

 Notícias relacionadas:

SP Obras irá recuperar o Edifício Sampaio Moreira