Balanço do Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos

*Atualizado em 15/05/2024

O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e vida útil das estruturas e garantindo menos gastos ao poder público.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) e a SPObras já realizaram obras em diversas estruturas. As intervenções fazem parte no maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade, a fim de dar mais segurança para quem vive, trabalha ou visita o município.

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021: 

Obras concluídas (74 locais | 96 Unidades Estruturais) 

1. Av. Tajuras (Túnel Jânio Quadros )
2. Complexo Viário Aurélio Batista Félix
3. Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie
4. Complexo Viário Jacu-Pêssego
5. Contenção das margens do córrego - Córrego Maria Paula - Rua Ananatuba
6. Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
7. Passarela R. Henrique Franco x R. Mario Pati
8. Ponte - Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
9. Ponte Bernardino D’áuria
10. Ponte Comunidade Húngara
11. Ponte Comunidade Húngara S/ Castelo Branco
12. Ponte da Casa Verde
13. Ponte da Freguesia do Ó
14. Ponte do Limão
15. Ponte do Piqueri
16. Ponte Domingos Franciulli Netto
17. Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
18. Ponte Freguesia do Ó
19. Ponte Giovanni Boccati
20. Ponte Júlio de Mesquita Neto
21. Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
22. Ponte sobre o Córrego Rio Verde
23. Ponte Transamérica
24. Pontilhão - Av. Conselheiro Carrão
25. Pontilhão – Av. Edu Chaves
26. Pontilhão - Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
27. Pontilhão - Av. Jardim Japão
28. Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
29. Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
30. Pontilhão - Rua Baixa X Rua Carcicé
31. Pontilhão - Travessa Dança da Canoa
32. Pontilhão Jacu-Pêssego
33. Pontilhão na Pista central da Marginal Tiete
34. Recomposição de via de acesso e serviços complementares - Rua F x Rua Albano Rodrigues dos Santos - Jaguaré (Comunidade Fazendinha)
35. Recuperação de taludes, recuperação das escadarias e preenchimento dos vazios com solo de cimento injetado sob pressão - Ponte do Socorro.Av Nações Unidas
36. Recuperação dos encontros da ponte em suas extremidades, reconstrução das calçadas danificadas e da canalização - Rua Lopes da Costa x Avenida Alfredo Avila - Ponte sobre o córrego Tremembé
37. Túnel Fernando Vieira de Melo
38. Túnel Jânio Quadros
39. Tunel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng Oscar Americano – alça de acesso a Av. Eng Osmar Americano
40. Túnel Max Feffer
41. Viaduto Pedro de Toledo
42. Viaduto Antônio Abdo
43. Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
44. Viaduto Beneficência Portuguesa
45. Viaduto Bresser
46. Viaduto Cap. Pacheco e Chaves
47. Viaduto Carlito Maia
48. Viaduto Carlos Ferraci
49. Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
50. Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno
51. Viaduto Diário Popular
52. Viaduto dos Bandeirantes
53. Viaduto Doutor Arnaldo
54. Viaduto Elevado do Glicerio
55. Viaduto Elias Nagib Briem
56. Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar
57. Viaduto Engenheiro Alberto Badra
58. Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
59. Viaduto Gal. Marcondes Salgado
60. Viaduto Gal. Milton Tavares
61. Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
62. Viaduto Gazeta do Ipiranga
63. Viaduto Gazeta do Ipiranga
64. Viaduto Imigrantes
65. Viaduto Imigrantes
66. Viaduto Luis Eduardo Magalhãoes
67. Viaduto Naor Guelfi
68. Viaduto Nove de Julho
69. Viaduto Paraíso
70. Viaduto Pires do Rio
71. Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
72. Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)
73. Viaduto Sumaré
74. Viaduto T5
 

 INSPEÇÕES

A SPObras também está realizando inspeções em pontes e viadutos, por meio das quais é possível avaliar as reais condições das estruturas e, assim, obter laudos para verificação mais aprofundada das patologias decorrentes do processo de deterioração. As equipes da Prefeitura realizam periodicamente inspeções visuais nessas estruturas, fornecendo análise prévia das suas condições. A depender desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial da estrutura. O laudo decorrente da inspeção especial contém informações técnicas sobre a condição das unidades e recomendações das ações a serem implementadas para garantia de sua segurança.

Com base nesses laudos são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação de obras de recuperação. A inspeção especial permite a detecção prévia dos problemas e a consequente recuperação das OAEs, minimizando os riscos e fomentando uma cultura de manutenção periódica dessas estruturas. 

Até o momento já foram realizadas inspeções especiais em 231 locais (312 unidades estruturais) e estão em execução outras 259 inspeções (279 unidades estruturais). Além disso, estão em processo licitatório 32 locais, e outros 21 estão na fase de elaboração de editais. Ao final do quadriênio, a perspectiva é a execução de 543 inspeções especiais (644 unidades estruturais).

Assessoria de Comunicação – SPObras
22/04/2021 - **Atualizado em 15/05/2024


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