Prefeito vistoria banheiros públicos em teste na cidade

Equipamentos serão disponibilizados e mantidos por meio de concessão pública. Modelos estão em teste no Largo do Arouche e na Praça Dom José Gaspar, no Centro

A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (9) que a prefeitura pretende instalar 800 banheiros públicos em praças e locais com grande circulação de pessoas. Os equipamentos serão construídos e mantidos por meio de concessão pública: empresas privadas ficarão responsáveis pelo serviço, em troca da permissão para explorar espaços publicitários. Os primeiros modelos estão em teste no Largo do Arouche e na Praça Dom José Gaspar, no Centro.

“Há meio século não se fazem banheiros públicos na nossa cidade. Agora nós vamos fazer em praças e áreas públicas, sem prejudicar a circulação de pessoas e permitindo o acesso ao conforto e à dignidade de ter um banheiro de qualidade”, afirmou o prefeito, em vistoria ao equipamento instalado do Largo do Arouche.

Os modelos atualmente em teste são ligados à rede de água e esgoto, ou seja, não são banheiros químicos. Possuem vaso sanitário e lavatório com espelho, além de sabonete, papel higiênico e toalha. As empresas responsáveis pelos testes registram uma média de 200 a 300 utilizações por dia e um baixo índice de vandalismo.

Novos modelos de banheiros são ligados à rede de água e esgoto

Na Praça Dom José Gaspar o projeto-piloto acontece há quase 40 dias. Nesse caso, o equipamento é acessível a pessoas com deficiência, como devem ser 20% dos banheiros da futura concessão. Os acessórios, inclusive o espelho, são produzidos em inox, material resistente e que evita acidentes ou atos de vandalismo. Outro diferencial é que ele está dotado de trocador, para a higiene de crianças pequenas. O protótipo, de responsabilidade da empresa Peebox, pesa 3 toneladas e possui 3 metros de largura, 3,46 metros de altura e 3,6 metros de comprimento.

No Largo do Arouche, atualmente está em teste outro modelo, mais compacto e com sanitários feminino e masculino. Instalado nesta semana, o equipamento é revestido de carbono pintado epóxi e tem ar condicionado, estrutura que oferece proteção térmica. Outra novidade é uma caixa d´água com capacidade de 500 litros. A descarga tem duas possibilidades de fluxo, com consumo de água que varia de 3 a 6 litros. O banheiro, sob responsabilidade da empresa Star Ambiental, pesa 1,1 tonelada e tem 2,5 metros de largura, 2,95 de altura e 1,7 metro de comprimento.

Modelo em testes no Largo do Arouche

Estão previstos mais 60 dias de testes. Segundo o prefeito João Doria, a previsão é que os banheiros públicos da concessão comecem a ser disponibilizados no primeiro semestre de 2018. As empresas que vencerem a concorrência serão responsáveis pela instalação, manutenção, limpeza e reposição de materiais de higiene. Para atrair parceiros privados, a Prefeitura permitirá a instalação de painéis de publicidade nas laterais dos equipamentos. “Para isso vamos fazer a flexibilização da lei Cidade Limpa em benefício da população, para oferecer um serviço de uso coletivo”, disse o prefeito.

Estão em estudo detalhes da concessão como valores, tempo de concessão, possibilidades de publicidade e de locais para instalação. “Neste primeiro semestre estão sendo feitas todas as cotações, para que se feche a equação. Em paralelo há um trabalho junto à Câmara Municipal para acertar toda a legislação. Fechada a legislação e o estudo, vamos para a fase de audiências públicas, para então soltarmos o edital”, explica o secretário Marcos Penido (Serviços e Obras).

O interior dos banheiros é feito em aço inox, material resistente que previne acidentes e atos de vandalismo

Secretaria Especial de Comunicação
09/03/2017