SPObras trabalha na restauração do Edifício Sampaio Moreira

A SPObras está gerenciando a restauração de um dos edifícios mais antigos da cidade de São Paulo. O Edifício Sampaio Moreira localizado na Rua Líbero Badaró, região central é remanescente de uma época muito antiga. Erguido entre 1923 e 1927, com 12 andares e uma cobertura, o átrio, o prédio tem formato de pequenos escritórios sobrepostos e ganhou o nome de Sampaio Moreira em homenagem a seu proprietário.

Situado em uma região central da cidade, o edifício resistiu quando os palacetes do Conde Prates vieram abaixo. Foi o primeiro edifício que ultrapassou a altura de 50 metros, chegando a 12 andares, na cidade.

Idealizado por Cristhiano Stockler e Samuel das Neves, suas fachadas decoradas e suas áreas internas serão recuperadas para abrigar a futura sede da Secretaria Municipal de Cultura. A obra contempla também a restauração do conjunto de elevadores, que são dos mais antigos da cidade, porém, passarão por adaptações a fim de atenderem as normas de segurança vigentes.

Ainda no campo da segurança dos usuários, o edifício receberá aos fundos um complexo metálico com passarelas de interligação às escadas de incêndio que atenderão todos os andares.

Haverá, ainda, uma praça que criará um acesso lateral ao prédio no térreo - com acesso pela Rua Libero Badaró - e uma praça intermediária no quarto andar, sobre a laje do auditório que será construído para as atividades da secretaria.

Para perpetuação da memória da edificação, o quinto andar será restaurado integralmente e mantido em seu projeto original, não havendo neste andar adaptações como nos demais.

Outro ponto que merece destaque é que a obra contempla a sua convivência com a “Mercearia Godinho”, integrada ao edifício logo após sua construção e tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo.

Iniciada em 2012 e paralisada logo a seguir, a obra foi retomada em 2014.

- Valor: R$ 19,5 milhões;
- Recursos: Prefeitura Municipal de São Paulo / Secretaria Municipal de Cultura;
- Previsão de término: Julho/2016;
- Status: Obra em andamento.

Textos relacionados:

Edifício Sampaio Moreira passa por recuperação

SPObras irá recuperar o Edifício Sampaio Moreira

FOTOS