Obras do Corredor Inajar de Souza recebem material reciclado no pavimento flexível

A iniciativa faz parte do programa de reciclagem de resíduos implantado por SPObras- respeito ao meio ambiente

A São Paulo Obras está inovando mais uma vez em seus canteiros de obras. Desta vez, trata-se da implementação do programa de reciclagem de resíduos nas obras do Corredor Inajar de Souza.

Está sendo utilizando na obra do corredor material reciclado em pistas de pavimento flexível, trazendo modernidade ao projeto e, sobretudo, respeito ao meio ambiente. No momento, trabalhadores atuam na conclusão das obras de pavimento rígido nos cruzamentos das avenidas Marques de São Vicente, Norma Perruccini e Rio Branco, e também estão executando a instalação dos abrigos nas paradas de ônibus das avenidas Rudge, Anhanguera e Sérgio Tomás.

Na Av. Inajar de Souza, toda a área de pavimento asfáltico está sendo recuperada. Como a via se encontrava muito deteriorada em seus dois sentidos nas oito faixas de rolamento, parte da base do pavimento está sendo substituída.

A obra do Corredor Inajar de Souza prevê não só a implantação do corredor em pavimento rígido (concreto), mas também a fresagem e o recapeamento das faixas adjacentes de pavimento flexível (asfalto) em todas as vias que fazem parte do projeto.

A metodologia empregada para a substituição da base do pavimento existente certamente pode ser considerada a maior contribuição que as obras do Corredor Inajar de Souza podem prestar ao meio ambiente.

Avenida Inajar de Souza recebeu novo asfalto, material é proveniente da reciclagem da construção civil

 

Isso porque as camadas de sub-base e base do pavimento são compostas por materiais reciclados, dado que aumenta a economia de insumos e minimiza os impactos que obras desse porte causam ao meio ambiente.

O material empregado é formado por resíduos da construção civil (conhecido como rcc), provenientes da demolição de edifícios, viadutos e de diversas obras, e da fresagem do pavimento, provenientes do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo.


Todo o material utilizado é submetido a um processo de recomposição na usina de asfalto, passa por determinadas temperaturas até que seja formada a espuma de asfalto, que é o produto da reciclagem do material frisado com espuma de asfalto – conhecido pelo nome em inglês de “reclaimed asphalt pavement” – RAP.

"Observamos que na Avenida Inajar de Souza somente o tratamento superficial da área desse pavimento, ou seja, fresagem e recapeamento, não seriam suficientes para garantir a qualidade da via porque ela se encontrava bem mais deteriorada que as outras. Por isso, elaboramos um estudo mais detalhado e concluímos a necessidade de tratamento profundo, ou seja, troca de solo e reestruturação da base do pavimento em vários trechos da pista, o que resultou na criação de um projeto executivo específico para a via", explica o engenheiro Mauricio Prado, da SPObras, responsável pelas intervenções no local.


SPObras realiza os serviços prioritariamente no periodo noturno, para não causar transtornos no trânsito

 

Todo esse trabalho garante mais qualidade no pavimento e também maior durabilidade. Quatro quilômetros em cada sentido da via já receberam o novo piso. Os trabalhos seguem no período noturno a fim de minimizar transtornos no trânsito loca.

Outra avenida que também ganhou novo pavimento flexível em seus dois sentidos é a Rudge. No total, 1,6 quilômetro de extensão de via recebeu novo recapeamento, uma readequação no seu traçado geométrico, e uma nova parada de ônibus.

Os motoristas que trafegam pelo viaduto Orlando Murgel também terão mais conforto em breve, pois o local também está recebendo novo recapeamento.



À pedido da população, as praças localizadas ao longo da Av. Inajar receberam equipamentos de ginástica

 

Lazer para a comunidade

As obras de construção do novo Corredor Inajar de Souza contemplam também uma reivindicação de lazer da comunidade. O prefeito Fernando Haddad atendeu pedido dos moradores e determinou à SPObras que na Praça Miguel Alferes e na praça da Rua João de Caldas, ambas na Av. Inajar de Souza, fossem instalados novos aparelhos para ginástica.

As praças, agora equipadas com aparelhos para atividade física, ficarão mais convidativas e saudáveis. "O objetivo é fazer com que todo o espaço urbano seja mais aproveitado para atender de maneira adequada a comunidade, principalmente àquelas pessoas que moram aqui no entorno", afirma Prado.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 10/02/2015