Corredor Inajar de Souza: novidades nas obras da Av. Rio Branco

Para a construção de quatro novas paradas de ônibus na Av. Rio Branco, no sentido Centro/Bairro até a Rua Helvétia, a SPObras e o Consórcio Mobilidade São Paulo iniciaram na semana passada um trabalho delicado, porém inevitável, a supressão de quatro árvores que ocupavam o espaço a ser usado pelas obras (*).

A intervenção faz parte das obras do Corredor Inajar de Souza, que vem construindo 14 quilômetros de extensão de pistas de concreto, para uso exclusivo de ônibus, ao longo das avenidas Inajar de Souza, Marquês de São Vicente, Rudge e Rio Branco.

Modernas, bem equipadas e dotadas com os novos abrigos, as quatro novas paradas de ônibus são as seguintes: Ipiranga; Duque de Caxias; Eduardo Prado e Glete. Além dessas, a região ganhará mais uma nova parada, entre a Av. Ipiranga e o Terminal Correio, denominada Antônio de Godói.

As novas paradas serão construídas segundo as novas regras de acessibilidade e serão também adequadas para os novos ônibus que já circulam pela cidade, com 23 metros de comprimento. Plataformas antigas, com 90 centímetros de altura, serão rebaixadas para 28 centímetros e terão maior extensão. Dessa forma, com mais espaço poderá oferecer maior segurança e conforto para o cidadão. Além das quatro árvores removidas, estão previstas as retiradas de mais 13, das quais três serão transplantadas na própria Av. Rio Branco.

O Corredor Inajar de Souza fará a ligação da Vila Nova Cachoeirinha, no extremo Norte, ao centro da cidade, com última parada na Praça do Correio. As obras tiveram início em julho. Dos quase 1,4 km de pavimento rígido previsto para a Av. Ipiranga, 300 metros de pavimento já concluídos, no trecho entre a Avenida Ipiranga até a Rua dos Gusmões já se encontram liberado, a pedido da CET, para circulação de veículos leves nesse primeiro momento. Atualmente os operários estão trabalhando no pavimento rígido, no assentamento de novos dutos para a alimentação da sinalização semafórica e da iluminação pública existente, calçadas e camadas de sub-base para acomodar o pavimento rígido. As obras nesse local seguirão até a Ponte da Casa Verde.

Veja abaixo as informações pertinentes à liberação do manejo arbóreo e supressões.


(*) Despacho Autorizatório publicado no Diário Oficial da Cidade, DOC de 25/10/2013, pagina 22;
Empreendimento nº 9 - Corredor Inajar de Souza, integrante do Programa de Mobilidade Urbana;
Termo de Compromisso Ambiental - TCA nº 281/2013;
1. Clausula Primeira - Do Objeto - Do Compromisso e da Compensação:
1.1. Corte total de 55, sendo o corte de 13 Pinus/Eucalyptus e Invasoras, corte de 26 árvores exóticas vivas, corte de 16 árvores nativas vivas e remoção de quatro árvores mortas /DAP menor que 5,0cm;
1.2. Transplante interno de 62 exemplares arbóreos;
1.3. Preservação de 348 exemplares arbóreos;
1.4. Plantio interno de 59 mudas com DAP 5,0cm de espécies nativas do Estado de São Paulo, padrão DEPAVE;
1.5. Conversão de 51 mudas compensatórias em depósito no FEMA, conforme determinado pela Câmara de Compensação Ambiental, através da 16ª Reunião Ordinária.

 

 

Na Avenida Rio Branco o corredor de ônibus já recebe pavimento rígido, novas calçadas e dutos de sinalização viária

 

Trecho do corredor de ônibus já liberado ao tráfego na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Ipiranga e a Rua Gusmão

 

Assessoria de Comunicação

20/08/2014 - SPOBRAS