Meio Ambiente

Workshop: Plástico: da origem a geração de impacto ambiental


 
O plástico se tornou parte de nosso cotidiano de uma forma tão forte e devastadora que um estudo publicado no periódico Antropocene, mostra que estamos entrando na Era do Plástico, e a superfície do planeta está notavelmente alterada pelo descarte de materiais de longa durabilidade.
O estudo sugere que os plásticos têm um impacto de longo prazo na geologia do planeta porque são inertes e de difícil degradação. Como resultado, quando o lixo plástico é jogado na natureza, eles são incorporados ao solo ou aos oceanos e são consumidos pelo plâncton, pelos peixes e pássaros, muitas vezes causando a morte deles. Essa distribuição tanto nos ambientes terrestres como marinhos sugerem que esse é um indicador do Antropoceno, a era geológica caracterizada pelos impactos das ações do homem. (AKATU)

“Os plásticos eram pouco conhecidos pelos nossos avós quando eles eram crianças. Mas, agora, eles são indispensáveis em nossas vidas. Eles estão em todos os lugares: embrulhando a nossa comida, levando nossa água e leite, embalando ovos, iogurtes, chocolate, conservando os remédios. Também são material para as roupas que vestimos”, disse o professor Zalasievicz. (AKATU)

Refletindo sobre essa problemática esta palestra mostrará desde a origem do plástico, passando pelo pós consumo, priorizando o descarte incorreto deste material no meio ambiente, interferindo negativamente nos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Facilitação:
Érica Regina de Sena Silva: Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (Univ. Mackenzie); gestora Ambiental (FMU), educadora ambiental, especialista em Tecnologias Ambientais (FATEC). Atuou como professora da rede pública por 11 anos; blogueira ambiental há oito anos, e atualmente diretora da UMAPAZ 4.
William Rodriguez Schepis: Diretor Presidente do Instituto Ecofaxina. Fundador, graduado em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA; 

Coordenação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ-4

Vagas: 60
Público: geral

Dia: 24 de agosto de 2017, quinta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: