Visita Técnica Monitorada: UMAPAZ vai à Composteira da LAPA

Os resíduos das feiras da região da Lapa e parte de Pinheiros, Casa Verde, Piritiba/Jaraguá, Freguesia do Ó/Brasilândia mais a otimização a operação de coleta, varrição e lavagem das feiras são depositados na Composteira da Lapa e viram adubo orgânico natural. Evitando, dessa forma, o despejo em aterros sanitários e minimizando o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono no meio ambiente.

Desde o lançamento do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, em dezembro de 2015, o Pátio de Compostagem tem recebido a visita de representantes de programas ambientais de diversos países, assim como professores, alunos do ensino médio, fundamental e universitário que enxergam o manejo adequado dos resíduos orgânicos como parte fundamental dos sistemas municipais, prática comum em diversos países.

Por meio do método criado pela Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo) e pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) o processo de compostagem começa com a separação dos resíduos vegetais ( FLV- Frutas, legumes e verduras) coletados na fonte geradora e utiliza a arquitetura das leiras estáticas de aeração natural (canteiros dispostos para receber os resíduos). Posteriormente, eles são cobertos por camadas de palhas e de poda picada, criando assim um ambiente ideal para o surgimento de bactérias e fungos degradadores da matéria orgânica, de forma controlada, em poucos meses (120 dias). O resultado é um composto orgânico de alta qualidade.

Facilitação: Eugênia Costa - Gerente de Projetos Especiais, Engenheira responsável, pela operação do Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis (pela Inova) em parceria com a Prefeitura Regional da Lapa, com a participação e supervisão do Engenheiro Rafael Golin, supervisor de Obras da PMSP.

Coordenação: Miriam Falótico, Bióloga pela UNESP, Doutora em Ciências pela USP e Educadora Ambiental na UMAPAZ na Cidade.

Vagas: 60

Público: funcionários públicos; educadores; estudantes; conselheiros; administradores de parques; profissionais e cidadãos interessados em gestão de resíduos sólidos urbanos e compostagem.

Dia: 07 de abril de 2017, sexta-feira
Horário: das 10h às 13h
Local: Pátio da Composteira da Lapa
Endereço: Av. José Maria de Faria, 487 – Lapa de Baixo – em frente à Mega Loja do Ponto Frio na Marginal Tietê.

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ