Share

Encontros sobre Meio Ambiente e Espiritualidade na UMAPAZ

 

O que são?

Os Encontros são parte do processo de diálogo sobre questões ambientais para públicos e perfis diversificados, na perspectiva multicultural, considerando a importância das diferentes comunidades que compõem o magnífico mosaico que é a Cidade de São Paulo.
A proposta é propiciar um espaço de compartilhamento de visões, experiências e ações concretas sobre o Meio Ambiente e como cada comunidade se insere ou pode inserir-se no esforço para que tenhamos na nossa Cidade de São Paulo um ambiente saudável e de respeito à vida. Ao mesmo tempo, gostaríamos de apresentar o que a UMAPAZ, como unidade de educação ambiental, pode oferecer de informações, oportunidades de encontros, cursos, etc.
As atividades de educação ambiental e para a paz desenvolvidas pela UMAPAZ são públicas e gratuitas, pautam-se pelos princípios da Carta da Terra e orientam-se pelos objetivos do desenvolvimento sustentável difundidos pela ONU.
 

Por que?

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a Humanidade deve escolher o seu futuro... ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. ” Preâmbulo da Carta da Terra

É nesse atual e preocupante contexto que surge a espiritualidade como forma de conexão com o que cada um entende como divino e com a própria natureza interna e externa. É uma dimensão essencial da Sustentabilidade que potencialmente pode e deve apoiar ações de conservação e preservação ambiental através do cuidado e ações.
 

Para quem?

Qualquer pessoa que esteja interessada na temática e que de alguma forma sinta que possa contribuir com este diálogo, incluindo as comunidades religiosas que já tem algum trabalho concreto com meio ambiente e/ou que gostariam de começar alguma ação.

» 1º Encontro (14/03)

Após o evento da abertura dos Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade, daremos sequencia a este projeto com o 1º Encontro de Meio Ambiente e Espiritualidade.

Se você quiser saber mais sobre os Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade clique aqui.

Nesta ocasião, contaremos com a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente e a Ordem de dervixes Halveti Jerrahi.

Ambos representantes e suas congregações estarão presentes para nos contarem um pouco sobre a relação e a importância da natureza em suas práticas, rituais, doutrinas e crenças.
Será também um momento de construção e fortalecimento das atividades e ações ambientais que são ou serão desenvolvidas nestas comunidades com o apoio e suporte da UMAPAZ.

Programação:

19h00: Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente – Pastor Felipe Tonasso

1. Relação que tem a Igreja Adventista do Sétimo Dia com a natureza - sua importancia na doutrina, nos rituais, nas orações e demais dimensões que o meio ambiente natural tem para esta comunidade.

2. Exposição sintética de ações ambientais já desenvolvidas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente (se houver).

19h20: Perguntas do público assistente: congregação e público geral.

19h30: Ordem de dervixes Halveti Jerrahi - Sheikh Ragip Barros al-Jerrahi

1. Relação que tem a Ordem de dervixes Halveti Jerrahi com a natureza - sua importancia na doutrina, nos rituais, nas orações e demais dimensões que o meio ambiente natural tem para esta comunidade.

2. Exposição sintética de ações ambientais já desenvolvidas pela Ordem de dervixes Halveti Jerrahi (se houver).

19h50: Perguntas do público assistente: congregação e público geral.

20h00: Intervalo de 15 minutos.

20h15 às 21h00: Elaboração e planejamento das ações que desejam ser implementadas para as duas comunidades religiosas para que comecem ou fortaleçam suas ações ambientais.

Sobre os convidados:

• IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA NOVA SEMENTE

Felipe Tonasso é formado em Artes – Licenciatura em Música pelo UNASP-EC (2007) atua como compositor de diversos projetos com ênfase religiosa e educativa. É bacharel em Teologia pelo Seminário Latino-Americano de Teologia, UNASP-EC (2010) e atualmente iniciou seus estudos de Pós Graduação em Ciências da Religião com ênfase em Religião, Sociedade e Cultura pela UMESP. Iniciou seu ministério como pastor de jovens no IASP – UNASP Campus Hortolândia até dezembro de 2012. A ênfase de seu ministério tem sido focada em três áreas: Ministério Jovem, Missão global e Discipulado.Atualmente trabalha como pastor de jovens da Nova Semente, projeto de missão urbana implementado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo responsável também pelo ministério da música.

• ORDEM DE DERVIXES HALVETI JERRAHI

A Ordem de dervixes Halveti Jerrahi trata-se de organização fraternal e escola de desenvolvimento interior humano, fundamentada na espiritualidade islâmica. Sua origem remonta ao Profeta Muhammad (saws), através de uma longa cadeia de mestres espirituais que culminou com a linhagem Jerrahi, de Istambul na Turquia, com representações em diversos países, como EUA, Canadá, Chile, Argentina, Brasil, Itália, Espanha, Austrália e outros.No Brasil a Ordem é representada por Sheikh Ragip Barros al-Jerrahi, iniciado na Ordem em 1990, o qual promove encontros semanais congregando dervixes iniciados na Ordem, bem como pessoas em geral, interessadas em conhecer a espiritualidade islâmica através do sufismo. Também, oferece, gratuitamente, cursos de introdução ao Islam e ao Sufismo.

Dia: 14 de março de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 21h30 

Inscrições: aqui

 

Próximos encontros:

» 2º Encontro - 11 de abril

» 3º Encontro - 09 de maio

» 4º Encontro - 13 de junho

» 5º Encontro - 11 de julho

» 6º Encontro - 08 de agosto

» 7º Encontro - 12 de setembro

» 8º Encontro - 10 de outubro

» 9º Encontro - 14 de novembro

» 10º Encontro - 12 de dezembro

 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Mais informações: (11) 5908 3830 / 3831

 

» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

  

Como chegar na UMAPAZ: