Encontros sobre Meio Ambiente e Espiritualidade na UMAPAZ

 

O que são?

Os Encontros são parte do processo de diálogo sobre questões ambientais para públicos e perfis diversificados, na perspectiva multicultural, considerando a importância das diferentes comunidades que compõem o magnífico mosaico que é a Cidade de São Paulo.
A proposta é propiciar um espaço de compartilhamento de visões, experiências e ações concretas sobre o Meio Ambiente e como cada comunidade se insere ou pode inserir-se no esforço para que tenhamos na nossa Cidade de São Paulo um ambiente saudável e de respeito à vida. Ao mesmo tempo, gostaríamos de apresentar o que a UMAPAZ, como unidade de educação ambiental, pode oferecer de informações, oportunidades de encontros, cursos, etc.
As atividades de educação ambiental e para a paz desenvolvidas pela UMAPAZ são públicas e gratuitas, pautam-se pelos princípios da Carta da Terra e orientam-se pelos objetivos do desenvolvimento sustentável difundidos pela ONU.

Por que?

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a Humanidade deve escolher o seu futuro... ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. ” Preâmbulo da Carta da Terra

É nesse atual e preocupante contexto que surge a espiritualidade como forma de conexão com o que cada um entende como divino e com a própria natureza interna e externa. É uma dimensão essencial da Sustentabilidade que potencialmente pode e deve apoiar ações de conservação e preservação ambiental através do cuidado e ações.

Para quem?

Qualquer pessoa que esteja interessada na temática e que de alguma forma sinta que possa contribuir com este diálogo, incluindo as comunidades religiosas que já tem algum trabalho concreto com meio ambiente e/ou que gostariam de começar alguma ação.

 

Inscrições encerradas

 

» 6º Encontro - 08 de agosto de 2017, terça-feira, das 19h às 21h30

Convidados:

Maria Luiza Rezende - Representando o Paz e Géia - Xamanismo Matricial

O que é Xamanismo?
" ... é um processo de auto-conhecimento que se dá no inconsciente profundo, na mesma região em que emergem as forças criativas e curativas do Inconsciente Coletivo, onde repousam os arquétipos..."
Carminha Levy

Pioneiros como Carlos Castanheda e Michael Harner, entre outros, ousam desafiar a comunidade científica com o estudo e prática desta arcaica e primitiva tradição.
A partir de então, lenta e progressivamente o Xamanismo vem ganhando espaço em todas as camadas sociais e culturais e retomando a sua primitiva missão de despertar o Ser Humano através do Caminho do Coração. Agora são os Neo-Xamãs que vêm unir a sabedoria ancestral às conquistas científicas e tecnológicas da modernidade.


Regina Feichas representando Seicho No Ie

Seicho-no-Ie (???? ) ou Lar do Progredir Infinito em português, é uma filosofia de origem japonesa (Shinsh?ky?) fundada em 1930 presente em todo o mundo, especialmente no Brasil.
A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

O que é a Seicho-No-Ie?
É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. 
 

» 7º Encontro - 12 de setembro de 2017, terça-feira, das 19h às 21h30

Convidados:

Cintia Okamura - Budismo - Soka Gakkai
Fernando Augusto de Souza - Messiânica

 

» 8º Encontro - 10 de outubro de 2017, terça-feira, das 19h às 21h30

Convidados:

Maria Bridger Pinheiro - Comunidade Makadesh

 

» 9º Encontro - 14 de novembro de 2017, terça-feira, das 19h às 21h30

 

 

 

 

Como chegar na UMAPAZ: