Share

Encontros sobre Meio Ambiente e Espiritualidade na UMAPAZ

 

O que são?

Os Encontros são parte do processo de diálogo sobre questões ambientais para públicos e perfis diversificados, na perspectiva multicultural, considerando a importância das diferentes comunidades que compõem o magnífico mosaico que é a Cidade de São Paulo.
A proposta é propiciar um espaço de compartilhamento de visões, experiências e ações concretas sobre o Meio Ambiente e como cada comunidade se insere ou pode inserir-se no esforço para que tenhamos na nossa Cidade de São Paulo um ambiente saudável e de respeito à vida. Ao mesmo tempo, gostaríamos de apresentar o que a UMAPAZ, como unidade de educação ambiental, pode oferecer de informações, oportunidades de encontros, cursos, etc.
As atividades de educação ambiental e para a paz desenvolvidas pela UMAPAZ são públicas e gratuitas, pautam-se pelos princípios da Carta da Terra e orientam-se pelos objetivos do desenvolvimento sustentável difundidos pela ONU.

Por que?

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a Humanidade deve escolher o seu futuro... ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. ” Preâmbulo da Carta da Terra

É nesse atual e preocupante contexto que surge a espiritualidade como forma de conexão com o que cada um entende como divino e com a própria natureza interna e externa. É uma dimensão essencial da Sustentabilidade que potencialmente pode e deve apoiar ações de conservação e preservação ambiental através do cuidado e ações.

Para quem?

Qualquer pessoa que esteja interessada na temática e que de alguma forma sinta que possa contribuir com este diálogo, incluindo as comunidades religiosas que já tem algum trabalho concreto com meio ambiente e/ou que gostariam de começar alguma ação.

Clique aqui e leia sobre os Encontros passados

 

» 3° Encontro (09/05)

Inscriçõesaqui

Sobre os Convidados:

» Rabino Michel Schlesigner representando o Judaísmo
» André Luiz Oliveira Ramos representando o Espiritismo

Espiritismo

Espiritismo é uma doutrina religiosa e filosófica mediúnica. Foi "codificada" (ou seja, tomou corpo de doutrina - pela universalidade dos ensinos dos espíritos) pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec. Ele definiu o espiritismo como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos". Segundo ele, o espiritismo aliaria ciência, filosofia e religião, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião). Mesmo não sendo reconhecido como ciência, seus adeptos consideram-no uma doutrina de cunho científico-filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina. O espiritismo também é conhecido por influenciar e promover um movimento social de instituições de caridade e saúde, que envolve milhões de pessoas em dezenas de países.

Judaísmo

Judaísmo é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu.Originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. O judaísmo afirma uma continuidade histórica que abrange mais de três mil anos. É uma das mais antigas religiões monoteístas, que sobrevive até os dias atuais,e a mais antiga das três grandes religiões abraâmicas. Os hebreus/israelitas já foram referidos como judeus nos livros posteriores ao Tanakh, como o Livro de Ester, com o termo judeus substituindo a expressão Filhos de Israel.Os textos, tradições e valores do judaísmo influenciaram mais tarde outras religiões monoteístas, tais como o cristianismo, o islamismo e a Fé Bahá'í. Muitos aspectos do judaísmo também influenciaram, pela ética secular ocidental e pelo direito civil.

Dia: 09 de maio de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 21h30

  

Mais informações: (11) 5908 3830 / 3831

 

» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

Próximos encontros:

» 4º Encontro - 13 de junho

» 5º Encontro - 11 de julho

» 6º Encontro - 08 de agosto

» 7º Encontro - 12 de setembro

» 8º Encontro - 10 de outubro

» 9º Encontro - 14 de novembro

» 10º Encontro - 12 de dezembro

 

Leia sobre os Encontros passados:

 » 1º Encontro (14/03)

Após o evento da abertura dos Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade, daremos sequencia a este projeto com o 1º Encontro de Meio Ambiente e Espiritualidade.

Se você quiser saber mais sobre os Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade clique aqui.

Nesta ocasião, contaremos com a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente e a Ordem de dervixes Halveti Jerrahi.

Ambos representantes e suas congregações estarão presentes para nos contarem um pouco sobre a relação e a importância da natureza em suas práticas, rituais, doutrinas e crenças.
Será também um momento de construção e fortalecimento das atividades e ações ambientais que são ou serão desenvolvidas nestas comunidades com o apoio e suporte da UMAPAZ.

Programação:

19h00: Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente – Pastor Felipe Tonasso

1. Relação que tem a Igreja Adventista do Sétimo Dia com a natureza - sua importancia na doutrina, nos rituais, nas orações e demais dimensões que o meio ambiente natural tem para esta comunidade.

2. Exposição sintética de ações ambientais já desenvolvidas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nova Semente (se houver).

19h20: Perguntas do público assistente: congregação e público geral.

19h30: Ordem de dervixes Halveti Jerrahi - Sheikh Ragip Barros al-Jerrahi

1. Relação que tem a Ordem de dervixes Halveti Jerrahi com a natureza - sua importancia na doutrina, nos rituais, nas orações e demais dimensões que o meio ambiente natural tem para esta comunidade.

2. Exposição sintética de ações ambientais já desenvolvidas pela Ordem de dervixes Halveti Jerrahi (se houver).

19h50: Perguntas do público assistente: congregação e público geral.

20h00: Intervalo de 15 minutos.

20h15 às 21h00: Elaboração e planejamento das ações que desejam ser implementadas para as duas comunidades religiosas para que comecem ou fortaleçam suas ações ambientais.

Sobre os convidados:

Igreja Adventista do Sétimo Dia Nova Semente

Felipe Tonasso é formado em Artes – Licenciatura em Música pelo UNASP-EC (2007) atua como compositor de diversos projetos com ênfase religiosa e educativa. É bacharel em Teologia pelo Seminário Latino-Americano de Teologia, UNASP-EC (2010) e atualmente iniciou seus estudos de Pós Graduação em Ciências da Religião com ênfase em Religião, Sociedade e Cultura pela UMESP. Iniciou seu ministério como pastor de jovens no IASP – UNASP Campus Hortolândia até dezembro de 2012. A ênfase de seu ministério tem sido focada em três áreas: Ministério Jovem, Missão global e Discipulado.Atualmente trabalha como pastor de jovens da Nova Semente, projeto de missão urbana implementado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo responsável também pelo ministério da música.

Ordem de Dervixes Halveti Jerrahi

A Ordem de dervixes Halveti Jerrahi trata-se de organização fraternal e escola de desenvolvimento interior humano, fundamentada na espiritualidade islâmica. Sua origem remonta ao Profeta Muhammad (saws), através de uma longa cadeia de mestres espirituais que culminou com a linhagem Jerrahi, de Istambul na Turquia, com representações em diversos países, como EUA, Canadá, Chile, Argentina, Brasil, Itália, Espanha, Austrália e outros.No Brasil a Ordem é representada por Sheikh Ragip Barros al-Jerrahi, iniciado na Ordem em 1990, o qual promove encontros semanais congregando dervixes iniciados na Ordem, bem como pessoas em geral, interessadas em conhecer a espiritualidade islâmica através do sufismo. Também, oferece, gratuitamente, cursos de introdução ao Islam e ao Sufismo.

Dia: 14 de março de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 21h30 

Inscrições encerradas. 

 

» 2º Encontro (11/04)

Sobre os Convidados:

» Flavio Rassekh representando a Fé Bahá´i
» Amanda Brambilla dos Santos representando a Wicca

 

Fé Bahá´í

A Fé Bahá'í é uma religião mundial independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas. Foi fundada em 1844 na antiga Pérsia (atual Irã) por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892). Não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. Está presente no Brasil desde 1921. O que os une é a crença na unidade da humanidade e a determinação de contribuir para a construção de uma sociedade em constante evolução. São mulheres e homens que juntos consultam sobre as questões que envolvem as comunidades, realizam atos de adoração a Deus e de serviço à humanidade. Trabalham lado a lado pelo progresso do país, com base em nosso comprometimento com a paz e a justiça, a unidade da humanidade e a unidade das religiões.

Wicca

A Wicca é uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana. Nessa religião as pessoas adoram duas divindades: o Deus Cornífero, ou Deus de Chifres, representado pelo Sol e pelos animais e a “Deusa” representada pela Lua e pela Terra. A celebração wiccana ocorre a cada passagem cíclica da natureza, ou seja, na passagem de uma estação a outra, abordando toda a história de suas divindades, enfatizando o nascimento, a morte e o renascimento.
 

Dia: 11 de abril de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 21h30

Inscrições encerradas.

Como chegar na UMAPAZ: