Em oficina, crianças aprendem como fazer um Terrário e descobrem a beleza das plantas nativas

Aconteceu na UMAPAZ em outubro de 2015

Realizada dentro do Campo Experimental da Escola de Jardinagem, oficina mostrou para as crianças como um terrário simula as condições ambientais do planeta Terra.

É no início de nosso desenvolvimento que aprendemos a maioria das coisas que levaremos por toda a vida. As crianças dispõem de uma pureza tão grande que, quando estão em processo de aprendizagem, é possível perceber e sentir a satisfação de cada um dos pequenos ao descobrir um mundo antes inexplorado.

Pela primeira vez visitando o Campo Experimental da Escola de Jardinagem, situado dentro do Parque Ibirapuera, um grupo de pequenos estudantes do CCA – Centro Educacional Gracinha se maravilhou ao descobrir as belezas que a natureza tem para nos mostrar. Na oficina promovida no último dia 28 outubro, as professoras Ana Maria Brischi e Linda Lacerda da Silva, ambas biólogas da Escola Municipal de Jardinagem da UMAPAZ, ensinaram as garotas e garotos as técnicas necessárias para se fazer um Terrário, um microambiente fechado que reproduz algumas das condições ambientais do planeta Terra. Depois de conhecidas as práticas necessárias, as crianças produziram seus próprios terrários, utilizando garrafas PET recolhidas dentro do ambiente escolar.

Inventado em 1850 pelo médico inglês Nathaniel Ward, que fazia experimentos simulando ambientes dentro de recipientes de vidro, o terrário mostra para as crianças, de uma maneira simples e lúdica, como se dá o funcionamento de algumas dinâmicas do nosso planeta, como o ciclo da água e o ciclo do carbono. No ensino médio, esses saberes são transmitidos, na maioria das vezes, por meio de grandes e grossos livros.

Depois dos terrários prontos, era possível sentir a alegria no ar. Empolgados, os pequeninos foram convidados a uma visita completa ao Campo Experimental, que teve como função apresentar um pouco sobre o histórico de algumas árvores nativas, levando o ensinamento sobre como cuidar de determinadas culturas e quais as “funções” de cada uma delas.

As crianças aprenderam. Mas, agora, você sabe como fazer um terrário? E você por um acaso se lembra como funcionam os ciclos do carbono e da água? A UMAPAZ dá uma pequena aula para você.

Como fazer um Terrário

Utilize um recipiente transparente, de preferência algum vidro ou garrafa PET que possam ser reutilizados. Depois disso, adicione no local:
- De 2 a 5 centímetros de pedriscos lavados (aquelas pequenas rochas que podem ser encontradas em jardins)
- 1 centímetro de carvão vegetal em pó (o mesmo utilizado para fazer churrasco)
- preencher ¼ da altura restante do recipiente com terra (terra marrom e fértil misturada com composto orgânico ou húmus de minhoca)
- Uma pequena muda de planta de sombra e alta umidade, como as samambaias, por exemplo

Depois de tudo devidamente colocado no recipiente, é só tampar com um filme plástico impermeável e transparente, prendendo com um elástico, e pronto. Você tem um terrário próprio e artesanal! Quando tampado, o terrário não precisa mais ser aberto, pois ele já terá as condições necessárias para que a planta cresça de maneira saudável.

O Ciclo do Carbono

Dentro do terrário, a planta vai utilizar o carbono já existente no ambiente para realizar sua fotossíntese e, desta maneira, prover o seu próprio alimento. Depois de fazer a fotossíntese, parte desse mesmo carbono será liberado na respiração da planta, criando um ciclo inacabável, onde a planta absorve e libera o carbono necessário para sua sobrevivência. Por tanto, dentro de um terrário, sua planta realiza a fotossíntese como se estivesse em um ambiente natural.
Durante a noite, no escuro, a planta não realizará a fotossíntese, ou seja, não absorverá o gás carbônico do ar. Assim, o filme plástico ficará estufado.
Ao amanhecer, à luz do dia, a fotossíntese será realizada novamente e o gás carbônico será absorvido do ar do terrário. Dessa forma, o filme plástico afundará ligeiramente.

O Ciclo da Água

Todos seres vivos precisam de água para viver. A plantinha dentro do seu terrário já dispõe de água internamente, sendo um fator natural das árvores e mudas vivas. Quando estão com calor, elas realizam um processo conhecido como evapotranspiração, liberando água no ar em forma de gás (vapor da água). Após esse processo, você irá perceber o seu terrário embaçado, justamente pela ação da água liberada pelo vegetal. Devidamente tampado, o terrário irá acumular a água, que gotejará como uma chuva sobre as plantas do terrário.

 

As professoras Ana e Linda explicam para os alunos os processos para fazer os terrários

 

Professora Ana realiza a primeira parte do processo de realização dos terrários, que é a de cortar as garrafas PET pela metade