É possível consumir menos e construir um mundo mais consciente?

Aconteceu na UMAPAZ em outubro de 2015

Mudanças climáticas, secas e inundações... Esses eventos não podem ser tratados apenas como processos naturais do planeta Terra, mas sim como resultado direto das ações humanas, como por exemplo a fabricação e o descarte dos produtos que utilizamos. Quando percebemos que nossa conduta precisa de mudança, podemos intervir com ações criativas, para que seja diminuída a insegurança em relação à extinção dos nossos recursos naturais e, por conseqüência, de todas formas vivas do planeta. Por isso é preciso rever urgentemente nossos padrões de vida e nossos valores de consumo.

O modo como consumimos, utilizamos e descartamos nossos resíduos precisa mudar e, para isso, é essencial utilizar instrumentos já existentes para apoiarmos nossas ações e atividades. Como exemplo, temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos – um documento importante para que sejam adotadas novas práticas sustentáveis em nosso dia a dia.

No último dia 14 de outubro a UMAPAZ recebeu a palestra “Consumo Sustentável e Ação”, ministrada pela Pedagoga e especialista em Educação Ambiental - Mônica Pilz Borba – também Diretora da instituição, que apresentou os valores para uma cidade diferente e sustentável. Uma das prioridades é praticar atividades básicas que ajudam a diminuir o número de resíduos gerados. Reduzir o consumo, repensando a nossa maneira desenfreada de comprar, reutilizar produtos possíveis de reinserção no mercado, recusar alimentos e embalagens que façam mal à saúde – tanto a nossa, quanto a do meio ambiente – e também reciclar os materiais que ainda tem utilidade.

Para entendermos melhor a política de gestão dos resíduos, foram explicados os principais temas e as ferramentas que podem ser desenvolvidas na vida de qualquer cidadão para que se perceba que precisamos mudar nossa forma de sentir, pensar e de agir.

Os 5 R’s

Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Nesta ordem, essas palavras devem ser usadas nas nossas ações individuais e ações coletivas. Reduzir o consumo, reutilizar os materiais usados, reciclar os materiais secos, repensar o quê e de quem vamos consumir e recusar produtos de origem duvidosa são etapas fundamentais para que se crie uma nova consciência.

Consumo e responsabilidade

O consumo faz parte da vida humana, mas muitas vezes compramos produtos que já possuímos, descartando-os cada vez que um novo modelo é lançado no mercado. Isso caracteriza o que se entende por consumismo. Atuando desta maneira, o que se vê é a geração de mais resíduos e de mais trabalho para reciclá-los ou reutilizá-los de maneira satisfatória, além de mais recursos naturais sendo confiscados do planeta. Você é responsável pelo que você compra e também pelo resíduo gerado. É sua responsabilidade pensar se você deve mesmo consumir aquele produto e, se ele estiver em sua posse, qual o destino final daquele produto.

Mudanças Climáticas

O carbono é um elemento que compõe muitos organismos do planeta e que, se liberado em excesso na atmosfera, pode gerar desequilíbrios ambientais e climáticos. O desmatamento amazônico, a queima de combustíveis fósseis e a alta produção industrial são três exemplos de práticas presentes na sociedade que necessitam de inovações tecnológicas baseadas na sustentabilidade social, ambiental e econômica.

É o consumismo que aumenta a geração gera de resíduos, e contribui cotidianamente com as mudanças climáticas em nosso planeta.

Aterros sanitários, separação de resíduos e compostagem

Até hoje a maioria dos resíduos vão parar em aterros sanitários. Esses locais não levam em conta a vida útil e o potencial de reutilização dos resíduos, pois o aterro é sinônimo de desperdício de recursos naturais e, por conseqüência, de dinheiro. Ao separar e reutilizar os resíduos que consumimos em casa, estamos contribuindo para que menos recursos naturais sejam desperdiçados, ajudando também a despoluir solos e rios afetados pelo aterramento de resíduos. Separe o que é reciclável (como vidros, plásticos e papéis usados), o que é compostável (restos de comida, filtro e borra de café) e o que é um rejeito, que não pode ser reutilizado e deve ser separado (bitucas de cigarro, fraldas descartáveis, papel higiênico, etc).

Uma boa maneira de reutilizar os compostáveis dentro de casa, é obtendo uma composteira, onde você pode manipular domesticamente a maioria dos restos de comida, papel higiênico e alguns orgânicos.

O que é a Logística Reversa?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituiu metas claras: Não gerar resíduo é o grande desafio, algo que podemos alcançar se mudarmos a lógica atual do consumo. A consolidação da Logística Reversa, por meio de acordos setoriais, que responsabilizam a empresas e indústrias em pelo destino de seus produtos e embalagens - repensar embalagens mais sustentáveis, planejar novas maneiras de reutilizar seus produtos, verificar locais adequados ao descarte do que produzem. O aterramento de resíduos é a última opção a ser consideradas nessa enorme cadeia.

Acreditar e sonhar com uma nova perspectiva é essencial, pois muitas das mudanças desejadas começam com a expansão de consciência e ação individual.

 

Mônica Borba apresentou a Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos de sua autoria que orienta a devida separação e destinação dos resíduos.

 

Seguindo os conceitos acima, poderemos reduzir drasticamente o número de resíduos gerados nas cidades brasileiras.