Roda de Conversa sobre o Poder Terapêutico e Integrativo da Dança Circular Sagrada

Aconteceu na UMAPAZ

 


Foto por: Deborah Dubner

 

 

No dia 29 de outubro foi realizada a RODA DE CONVERSA SOBRE O PODER TERAPÊUTICO E INTEGRATIVO DA DANÇA CIRCULAR mediada pela psicóloga e escritora Deborah Dubner. O evento contou com um público estimado de 60 pessoas e foi coordenado por Estela Gomes da UMAPAZ Formação e Renata Ramos da TRIOM Editora e Centro de Estudos. O encontro iniciou com um delicioso lanche compartilhado trazido pelos próprios participantes. Foi realizada apresentação da UMAPAZ e de como as Danças Circulares fazem parte das metodologias intergativas utilizadas na Educação Ambiental e no cultivo aos valores da Cultura de Paz, sobre a TRIOM que é parceira e incentiva os estudos e reflexões sobre as Danças Circulares em todo o Brasil e com a Deborah contando sobre a produção do seu mais recente livro incentivando os participantes a relatarem suas experiências tanto pessoais quanto de trabalhos sobre a Dança Circular.

Na roda de conversa os participantes fizeram relatos belíssimos abordando as possibilidades terapêuticas e integrativas da Dança Circular (DC): relatos pessoais de processos de autoconhecimento e benefícios à própria saúde; como a DC tem sido usada na experiência escolar com crianças que não se encaixam no modelo de ensino vigente inclusive sendo usada com crianças com diagnóstico de autismo, distúrbios diversos de ordem mental, emocional e/ou física; como a DC atuou na motivação para que a pessoa afastada do trabalho conseguisse retomar sua vida profissional; como tem sido usada nos CECCOs - Centros de Convivência e Cooperativa da Secretaria Municipal de Saúde inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs); da nomenclatura desta atividade e os sentidos do termo sagrado; da DC realizada em parques públicos dentre outros relatos.

Encerramos o evento no círculo da Dança Circular vivenciando três danças: inicialmente caminhando no círculo e nos conectando ao centro; depois acessando a alegria do encontro no grupo que realiza passos em comum e por último cultivando o cuidado embalando o novo, apoiando e sendo apoiado na roda. Foi um encontro de muita partilha e reflexão!

 

Para ver as fotos, clique aqui.