Programa Aventura Ambiental na Semana do Meio Ambiente da USP

Aconteceu na UMAPAZ

 

 

Comemorando a Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo convidou o Programa Aventura Ambiental para compartilhar o trabalho que desenvolve no Parque Ibirapuera, desde 2006.

O programa Aventura Ambiental, que é um instrumento de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, apresentou vídeos de visitas monitoradas em que crianças, adultos e idosos são convidados a participar de dinâmicas interativas. A proposta é dirigir a atenção para si mesmo, para seu grupo, para a flora e fauna do Parque, resgatando a inter-relação com a natureza. Esse trabalho aborda, também, a função de um parque urbano, o histórico da região e a implantação desse Parque.

Assim, tivemos a oportunidade de socializar o conhecimento adquirido nos oito anos de vigência do programa, expondo os dados coletados sobre o público atendido das diversas regiões da cidade, sobre a metodologia adotada e sobre a avaliação da população atendida.

Por fim, levantamos com os alunos do Instituto de Geociências e Educação Ambiental e o público presente, algumas das qualidades consideradas positivas para um Educador Ambiental.

 

Conheça mais sobre esse programa em: prefeitura.sp.gov.br/umapaz
E-mail: aventuraambientalumapaz@prefeitura.sp.gov.br