Parque Trianon ganha trilha noturna no lançamento do folder do Programa Trilhas Urbanas

26/11/2010

 

 

 

 

 

No próximo dia 26 de novembro, às 19h30, o paulistano está convidado a conhecer e redescobrir uma dos parques mais conhecidos da cidade de São Paulo. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz lançam o folder “Trilhas Urbanas no Parque Trianon”. O evento contará com uma trilha noturna especial.

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado em 3 de abril de 1892. Localiza-se na Avenida Paulista, zona oeste do município de São Paulo. O local se constitui em um importante espaço verde, em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo e é inspirado no estilo dos jardins ingleses. Com uma área de 48.600m², e divide-se em duas partes unidas por uma ponte sobre a Alameda Santos.

Apresenta cerca de 38 espécies identificadas, das quais 29 são aves. Entre elas o periquito-rico e o sanhaçu-de-encontro-amarelo. A flora é remanescente da Mata Atlântica com grandes exemplares de araribá, jequitibá, cedro-rosa, entre outros.

O folder produzido para o Parque Trianon traz fotos, ilustrações, mapa do parque, fauna e flora presentes, arte e natureza e resumos explicativos sobre o parque e sobre a região da Avenida Paulista.

 

Programa Trilhas Urbanas

O Programa Trilhas Urbanas, vinculado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza atividades abertas ao público, proporcionando a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da capital através de trilhas interpretativas, realizadas nos parques municipais. As trilhas monitoradas estimulam a capacidade de observação e reflexão, além de uma abordagem histórica dos parques no contexto da história da cidade, permitindo observar a biodiversidade desses lugares, com toda a sua exuberante fauna e flora.

Os monitores do programa são universitários e foram capacitados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para guiar os paulistanos na descoberta das peculiaridades dos parques da Luz, Piqueri, Tenente Siqueira Campos (Trianon) e Independência. Os interessados em participar das trilhas monitoradas devem se dirigir à Administração dos Parques.

A trilha noturna é mais uma novidade do Programa Trilhas Urbanas, onde os paulistanos podem conhecer o parque de uma forma diferente, ver os animais que só aparecem de noite e sentir o silêncio de uma das maiores cidades do mundo.

Para participar da trilha noturna no dia do lançamento não é necessário fazer inscrição, apenas chegar no parque a partir das 19h. O programa Trilhas Urbanas oferece regularmente trilhas monitoradas que devem ser agendadas previamente pelo e-mail: equipetrilhasurbanas@gmail.com.

 

 

Serviço:

Parque Trianon ganha trilha noturna no lançamento do folder do Programa Trilhas Urbanas

Data: 27 de novembro

Horário: 19h30

Local: Avenida Paulista, s/n – Tenente Siqueira Campos (Trianon)