Mini-curso: Biomecânica de árvores e análise de risco de queda

 

A proposta deste mini-curso é apresentar uma nova compreensão, definição e reconhecimento de vários tipos de defeitos que podem ocorrer em árvores e do seu comportamento diante de esforços solicitantes. O peso próprio e a ação do vento nas árvores geram tensões internas, que podem levar à queda do exemplar ou de ramos. Para evitar a ruptura dos seus componentes estacionários (tronco e sistema radicular) devem criar mecanismos de compensação, otimizando a sua forma, tamanho e estrutura, no que se denomina de crescimento adaptado ou processo de auto otimização.
Esta visão auxilia os arboristas e pesquisadores na análise de risco de queda de árvores e na definição de manejo adequado.

Vagas: 100
Facilitação: Sergio Brazolin, biólogo; doutor em Recursos Florestais pela USP; pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
Coordenação: Andrea Bossi, Gabriel Kehdi, Priscilla Mendes, Raquel Reia, Raul Azevedo - Depave -5 ; Miriam Falotico, bióloga - UMAPAZ na Cidade

Público: funcionários públicos; gestores (diretores e coordenadores) de algumas divisões do Departamento de Gestão de Áreas Verdes (DEPAVE) e áreas relacionadas; técnicos da SVMA e estagiários; administradores de parques; conselheiros.

Dia: 6 de maio de 2016, sexta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede UMAPAZ - Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Mini-curso em processo de validação.

Inscrições encerradas.