Palestra/Oficina: Acessibilidade e desenho universal versus Mobilidade urbana

Apresentação e Objetivos
Projetos em mobilidade urbana devem ser precedidos de estudos e planos, objetivando as questões funcionais, ambientais e de sua utilização com segurança e autonomia por todas as pessoas desde a infância até a idade avançada, com ou sem algum tipo de deficiência, seja motora, visual, auditiva, cognitiva ou intelectual.
A participação dos arquitetos vem sendo a cada dia mais exigida e os conceitos e normas de acessibilidade e desenho universal incorporado a este segmento. Para tanto, o curso visa dar noções de como planejar e projetar para todos, sob os seguintes conceitos: Introduzir o conceito de Desenho Universal. Apresentar padrões de soluções existentes no Brasil e exterior para aplicação em seus próprios projetos e obras. Desmistificar o “Homem Padrão” como referência na arquitetura e paisagem. Demonstrar como as Políticas Públicas de Planejamento e Execução podem atender as necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Apresentação da legislação e normas técnicas existentes.

Conteúdo:

1. Introdução: Prática introdutória para acessibilidade ao meio físico – vivência para percepção da inacessibilidade.
2. Conceitos: “Acessibilidade”, “Mobilidade Reduzida” e “Desenho Universal”;
3. Acessibilidade e Sustentabilidade e Arquitetura Paisagística.
4. Mobilidade Urbana: passeios públicos, travessia de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida; praças adequadas a todos os usuários, etc.
5. Jardins Sensoriais.
6. Calçadas Verdes, pisos drenantes e acessibilidade.
7. Mobiliários Urbanos (telefones, bebedouros, cabines, etc.);
8. Legislação Municipal (leis de passeios) Federal e normas técnicas vigentes;
9. Apresentação de projetos de adequação contemplando os conceitos do desenho universal;

Vagas: 50
Facilitação: Arq.ª Silvana Serafino Cambiaghi, Arquiteta Mestre Desenho Universal pela FAU-USP, desenvolve um trabalho Intersecretarial na Prefeitura de São Paulo, sobre a questão da acessibilidade, Membro Fundadora da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade-SP . Coordenadora do Grupo de trabalho de Acessibilidade do CAU–SP. Membro da revisão da NBR9050 da ABNT sobre Acessibilidade. Co-Curadora da “Sala Especial de Acessibilidade ao Meio Físico” na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura. Jurada do Concurso Internacional sobre Desenho Universal. Docente dos cursos de Acessibilidade no SENAC, Fupam - FAUUSP, Câmara de Arquitetos e FGVOnline. Ministra palestras no Brasil e exterior, tendo ganhado um prêmio internacional no México em 2000. Realizou Diagnósticos de Acessibilidade e Projetos em diversas empresas. Desenvolveu Manuais Técnicos de Acessibilidade para Prefeitura da Cidade de São Paulo. Comentarista sobre Desenho Universal da Rádio Eldorado. Autora do Livro “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para Arquitetos e Urbanistas” – Editora SENAC São Paulo – 2007.

Coordenação: Mirna B. Salazar Camacho
Público: interessados no assunto

Dia: 27 de abril de 2016, quarta-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.