Curso Segurança Alimentar e Nutricional – SAN – Direito ou Escolha? - 5ª Turma

Com a proposta de difundir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN - e refletir sobre conhecimentos e habilidades para a escolha de alimentos de forma adequada, saudável e segura, a UMAPAZ oferece o Curso Segurança Alimentar e Nutricional - SAN – Direito ou Escolha? Serão abordados temas como: direito humano à alimentação adequada, consumo sustentável e consciente, cultura alimentar, importância das políticas intersetoriais para desenvolvimento das ações de SAN, entre outros.

Objetivo:
Promover a reflexão sobre a temática de Segurança Alimentar e Nutricional, para ampliar o desenvolvimento das ações de SAN.

Conteúdo
- Segurança Alimentar e Nutricional (SAN);
- Elementos Conceituais de SAN: Dimensão Alimentar e Dimensão Nutricional;
- Soberania Alimentar;
- Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e suas dimensões;
- Marco Legal da SAN e DHAA no Brasil;
- Mecanismos de exigibilidade do DHAA – Instrumentos e Instituições de defesa;
- Estratégias para promoção DHAA e SAN: Educação Alimentar e Nutricional (EAN), Guia Alimentar e outros;
- Consumo de alimentos; Marketing Nutricional; Cultura Alimentar;
- Intersetorialidade das Políticas Públicas e participação social.

Facilitação: Solange Cavalcante da Silva Redolfi, Pedagoga e Nutricionista, Pós-Graduação em Gestão Ambiental (FSPUSP), Nutrição nas DCNT (HIAE) e Gastronomia Funcional. Técnica da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente atua no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável/CRSANS-BT. Conselheira do COMUSAN – SP. Autora do Livro: Guia de Segurança Alimentar e Nutricional.

Referência bibliográfica:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-geral da política de alimentação e nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. 152 p.
- BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome; Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional; 2012. 67 p.
- CERVATO-MANCUSO, Ana Maria; FIORE, Elaine Gomes; REDOLFI, Solange Cavalcante da Silva. Guia de Segurança Alimentar e Nutricional. Baueri: Manole, 2015. 188 p.
- BRASIL. Lei nº 11.346/2006, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 143, n. 179, 18 set. 2006. p.1.
- VALENTE, F.L.S. Do combate à fome à Segurança Alimentar e Nutricional: o Direito Humano à Alimentação Adequada. In: Direito Humano à Alimentação Adequada: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez Editora, 2002; p.40-43.

Vagas: 40 - Haverá seleção.
Coordenação: Suely F. Bassi e Solange Redolfi•.
Público: profissionais da área da saúde, educadores e demais interessados no tema.

Dias: 22 e 29 de fevereiro de 2016, 07 e 14 de março de 2016, segundas-feiras
Horário: das 13h30 às 16h
Carga horária: 10 horas/totais
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas