Você sabia que a UMAPAZ participa do programa Prefeitura no Bairro?

Aconteceu na UMAPAZ em outubro de 2015

A ação “Prefeitura no Bairro” é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que tem por objetivo levar serviços das Secretarias municipais voltados ao cidadão, como podas de árvores, manutenção de praças e ações de saúde, além de emissão de carteira de trabalho e registro de geral de informações.

A participação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA no evento se deu a partir da parceria entre o Departamento de Gestão Descentralizada da Região Sul e a UMAPAZ – contando também com as subprefeituras do M´Boi Mirim, cujas atividades foram realizadas no dia 22 de outubro, e do Campo Limpo, que recebeu a ação nos dias 03 e 04 de novembro.
Além da doação de mudas, também foram feitas atividades de sensibilização e educação socioambiental, assim como oficinas de hortas suspensas, plantio de árvore realizado pelo DGD SUL e oficinas de minhocários domésticos, apresentadas pela UMAPAZ. As atividades contaram com a participação de moradores da região e com profissionais de outras secretarias municipais, além de um grupo de crianças do CEU Cantos do Amanhecer.

Os conteúdos das oficinas foram pautados para que tivessem interação com as principais diretrizes do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo (PGIRS), que são a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, assim como a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (resíduos que não podem ser reutilizados nem reciclados).
A confecção de minhocários, usados para aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos dentro de casa, é uma atividade que proporcionou um espaço de troca de saberes, reflexão e empoderamento dos munícipes, práticas essenciais para que se crie uma nova consciência ambiental em todos os pontos da cidade.

 

Técnico da UMAPAZ, Hélio Francisco explicou para as crianças como se faz um minhocário doméstico.

 

De maneira básica, esses são os processos sistêmicos que acontecem quando você possui um minhocário.