Fenômeno raro, Eclipse Lunar Total com a Lua no Perigeu foi observado na Escola Municipal de Astronomia

Aconteceu na UMAPAZ em outubro de 2015

A palestra antecedeu o evento, que teve ao mesmo tempo a super lua e o eclipse lunar total.

No mesmo dia do eclipse Lunar Total, ocorrido no dia 27de setembro a Escola Municipal de Astrofísica – EMA, ofereceu uma palestra sobre o fenômeno, que se caracteriza quando a Lua está no Perigeu, ou seja, no ponto da sua órbita onde fica mais próxima da Terra. Ministrado pelo Prof. Irineu Varella, o encontro contou com 120 participantes, capacidade máxima do auditório onde foi realizado.

Sem possibilidade de observar pelo telescópio, por conta da chuva e do tempo nublado, a observação se deu a olho nu. Por entre as brechas, o público pode acompanhar por entre as brechas das nuvens alguns momentos do Eclipse, com a Lua visivelmente alaranjada.

Durante um eclipse lunar total é possível observar a entrada total da Lua na sombra da Terra. Nesse momento o astro lunar para de receber luz direta do Sol e recebe apenas a luminosidade que é refletida pela atmosfera da Terra. A coloração desta luz refletida é avermelhada. A Lua por sua vez, reflete de volta à Terra essa radiação e por conta disso se apresenta com coloração avermelhada na totalidade do eclipse.

Quem não viu, agora só terá oportunidade de ver outro eclipse em 2017. Mas você pode conferir as fotos do evento do dia 27.

Veja aqui.

 

No começo do eclipse, já era possível observar um sombreamento na parte inferior da Lua.