Encontros sobre Agroecologia


Vagas: 80
Coordenação: Mirian M. Okada e Suely F. Bassi
Público:
interessados em geral
Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera
Av. Quarto Centenário, 1268 - Acesso pelo portão 7A.

 

 

Programação (Quartas-feiras das 14:00 às 17:00 horas.)

 

Agroecologia: questões éticas, políticas, culturais e de liberdade
Exposição introdutória sobre a história da agricultura no mundo, surgimento da agricultura industrial e suas consequências para a saúde das pessoas. Abordará ainda questões sobre a sustentabilidade da vida humana na Terra e da esperança depositada nas propostas materializadas na Agroecologia, vinculada à responsabilidade humana sobre o futuro de sua permanência neste planeta.

Convidado: Marcelo Silvestre Laurino. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Trajetória iniciada desde os tempos de estudante, quando se iniciou o movimento da “Agricultura alternativa”, no movimento de abrangência nacional pela regulamentação do setor. Atuação constante nas questões referentes à Agricultura Orgânica e nas articulações que resultaram na publicação da Lei 10.831/2003, que implanta o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

__________________________________
Dia: 16 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.

 

A construção do saber agroecológico como ferramenta de transição para cidades sustentáveis
Oficina de diálogo que buscará construir uma compreensão sobre a Agroecologia, ao problematizar a questão socioambiental da cidade de São Paulo em relação aos estudos sobre a Pegada Ecológica e Mudanças Climáticas. Desta forma, almeja-se fomentar a potência de ação de educadores, profissionais de diversas áreas e estudantes com ferramentas no campo da produção de alimentos, consumo responsável, utopia agroecológica, agricultura familiar e cidades sustentáveis.

Convidada: Fernanda Correa Moraes. Engenheira Agrônoma, Secretaria Executiva do "Núcleo de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental" e membro do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) ambos da ESALQ/USP.

_______________________________
Dia: 23 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.

 

Vida sustentável e Agroecologia

Vida sustentável na cidade
Esse encontro focará nas orientações para fazer uma horta doméstica e compostagem dos resíduos orgânicos, produtos de limpeza e higiene naturais e manejo ecológico da água. Desta forma, pretende possibilitar qualidade de vida, economia e ao mesmo tempo reduzir os impactos provocados ao meio ambiente. Plantar, compostar e adquirir novos hábitos na hora de cozinhar e cuidar da casa não é difícil, traz saúde e pode ser muito prazeroso.

Convidados: Cláudia Visoni. Paulistana, jornalista e ambientalista. Cultiva alimentos em casa e trabalha como voluntária na Horta das Corujas (Vila Madalena) e na Horta do Ciclista (Avenida Paulista). É articuladora de redes de permacultura, uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos e do Movimento Cisterna Já. Faz parte do Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros.


Experiências dos agricultores das Zonas Leste e Sul da cidade
Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus.
COOPERAPAS- Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa de São Paulo

Convidados: Agricultor Ernesto Oyama.
Associação dos Produtores Orgânicos de São Mateus.
Agricultora Sebastiana Moraes de Farias.

_______________________________
Dia: 30 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.

 

Diversidade de sistemas produtivos agrícolas de bases sustentáveis

Agricultura familiar
O que caracteriza a agricultura familiar e qual o seu papel na produção de alimentos para a cidade e para a sustentação alimentar do planeta. Principais desafios para o agricultor realizar a transição da conversão do cultivo agrícola convencional para outro de base sustentável.

Convidado: Luiz Carlos Beduschi Filho. Doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, Brasil(2006). Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Brasil.


Agricultura Orgânica. Agricultura Biodinâmica. Agricultura Natural. Sistemas Agroflorestais. Permacultura
Breve história da agricultura com debate sobre a insustentabilidade do modelo atual e hegemônico da prática da agricultura. Os modelos alternativos de base ecológica, diferenças e similaridades. Necessidade de migrar para agricultura de baixo carbono. Fundamentos e características da agricultura de base ecológica.

Convidado: Clovis Oliveira. Formado em Engenharia Agronômica pela UNESP Botucatu, com Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica). Atualmente Pesquisador Científico do Instituto de Botânica (SMA/SP) com área de atuação em produção de plantas nativas, agroecologia, sistemas agroflorestais e desenvolvimento rural sustentável. Colaborador dos coletivos Articulação Paulista de Agroecologia, Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba e Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA-SP).

_______________________________
Dia: 7 de outubro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.

 

Agricultura, planejamento, produção e qualidade hídrica na cidade de SP

Planejamento ambiental com enfoque nos tipos de uso e ocupação do solo que garantam a qualidade hídrica na Área de Proteção aos Mananciais
Debate sobre os principais impactos da forma de produção do espaço urbano na Região Metropolitana de São Paulo, em especial das Áreas de Proteção aos Mananciais, procurando estabelecer diretrizes de planejamento ambiental que possam contribuir para a manutenção da qualidade da água, visando a construção de um arcabouço para regulação, planos e projetos. O foco será a possibilidade de constituição de uma rede de infraestrutura verde regional, em especial nas áreas periurbanas.

Convidada: Luciana Travassos. Arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciência Ambiental pelo Procam/USP. Docente do Bacharelado em Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território, também na UFABC. Foi docente do MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente, do Instituto Mauá de Tecnologia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi assessora técnica da SP Urbanismo e participou da construção do atual Plano Diretor de São Paulo.


A Agricultura, a Zona Rural e o Planejamento Estratégico da Cidade
Breve caracterização das agriculturas paulistanas. O rural e a agricultura no Plano Diretor Estratégico. Legislação municipal relacionada à agricultura paulistana. Agricultura e produção de água: importância da transição agroecológica.

Convidada: Maria Lúcia Ramos Bellenzani. Engenheira agrônoma, mestre em ciência ambiental. Funcionária pública municipal, atuou por mais de 20 anos na área de proteção aos mananciais. Foi coordenadora de planejamento e desenvolvimento na subprefeitura de Parelheiros e gestora da APA municipal Capivari-Monos. Atualmente trabalha na Câmara Municipal como assessora técnica na área de meio ambiente.

_______________________________
Dia: 14 de outubro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.

 

Alimentação: o resgate do valor nutricional, da convivência à mesa compartilhando histórias, saberes e sabores

Relação entre alimentação, incidência de doenças e fatores de prevenção
Comportamento alimentar. Desequilíbrios nutricionais. Fatores nutricionais de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Vantagens nutricionais e segurança no consumo dos alimentos orgânicos.

Convidada: Denise Madi Carreiro. Formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -USP em 1982. Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional. Docente do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional do Centro Valéria Paschoal. Atendimento nutricional em consultório próprio desde 1991. Autora de diversos livros sobre Nutrição.


Movimento Slow Food: conceito, história e ações desenvolvidas
O Slow Food celebra a diferença dos sabores, a produção artesanal de alimentos, os pequenos produtores, as propostas sustentáveis para a pesca e para a criação de animais. Restitui a dignidade cultural à alimentação, promove a educação do gosto e luta pela defesa da biodiversidade.

Convidada: Adriana Vernacci. Professora de educação infantil por 10 anos. Gastróloga, Eco-Chef e proprietária da Oficina do D’Orgânico-Masseria e Torteria, Vice-presidente da Associação Cultural Saudável Mente, onde ministra oficinas de culinária para pessoas de todas as idades e coordena o Centro de Referência da Cultura Alimentar, do Slow Food Brasil.

_______________________________
Dia: 21 de outubro de 2015, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Inscrições encerradas.