Aula prática de Permacultura no Jd Damasceno/ Brasilândia - Subprefeitura de Freguesia do Ó

Aconteceu na UMAPAZ

 

 

Buscando o cumprimento da meta de implantação de Polos de Educação Ambiental, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente reuniu todos seus setores que realizam atividades de educação ambiental em uma grande equipe. Assim, reconhecendo que se trata de uma construção, e que a prática de ações em grupo é que irá fortalecer e dar maior corpo e resultados de maior consciência e qualidade nos diferentes territórios.

Esse grupo reconhece que as atividades de educação ambiental se fortalecem na medida em que se atuam de modo articulado à implantação de politicas públicas com outros pares de setores públicos, como Educação, Saúde, Subprefeituras etc., sociedade civil organizada e parceiros.

Baseado nesta concepção, realizou no último sábado, dia 25/4/2015, uma experiência prática de atividades de Permacultura, fruto de parceria dessa equipe da Secretaria do Verde, capitaneada pela UMAPAZ, em parceria com o Instituto Casa da Cidade.

O Instituto Casa da Cidade encontra-se realizando o curso de Design em Permacultura reunindo um grupo de professores expoentes na prática de Permacultura, a partir de coordenação pedagógica de Tomaz Lotufo. Curso este reconhecido internacionalmente e denominado Permacultural Design Course – PDC.

A atividade correspondeu a uma aula prática para a qual se disponibilizou vagas a grupo local de modo gratuito, com a finalidade de sensibilização a esta modalidade de gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos.

As atividades de permacultura que foram desenvolvidas correspondem a:

1 – Produção de "Bolas De Sementes"
2 – Horta com 4 Canteiros
3 – Produção de Tintas Naturais / Ecológicas
4 – Banco de Terra Crua
4 – Jardins para Absorção de Água da Chuva (Infra-Estrutura Verde)
5 – Compostagem

O enfoque na integração se potencializou com a definição do local no Parque Linear do Canivete, situado na Subprefeitura de Freguesia do Ó, no distrito de Brasilândia (Rua Talha Mar – Jd. Damasceno). Local que reúne há décadas grande grupo de moradores mobilizados quanto a melhorias nos aspectos ambientais, culturais, habitacionais etc. e marcado por importante pertencimento e cidadania ativa.

A Associação de Moradores do Jd. Damasceno mobilizou, além de potenciais multiplicadores locais, também gestores de parques da região, conselheiros do CADES – Freguesia do Ó e chegando a se estender a agentes que atuam no território de subprefeitura contígua: a Subprefeitura de Pirituba/ Jaraguá. Integram o grupo e alunos membros do Conselho Gestor do Parque Pinherinho D’água, AMABS – Associação de Moradores do Alto da Vila Brasilândia, Cantareira, Movimento Ousadia Popular, totalizando um número de 20 alunos para essa primeira experiência.

As atividades foram ao ar livre, desenvolvidas das 10h30 até 17h30.

Esperamos iniciar com isso uma experiência metodológica integrada, doce e solidária como a que deve expandir a tantos outros territórios da Cidade de São Paulo, especialmente os localizados em distritos periféricos.

 

 

Veja nossa galeria de fotos.