Oficina: Olhar para dentro

 

Com a rotina acelerada numa cidade como São Paulo, um convite para partilhar de um tempo de ampliação da percepção de si e do entorno. Pensar nas fronteiras individuais e as intersecções e pertencimentos no e com o coletivo.
A oficina tem como objetivo promover reflexões sobre o relacionamento com o outro e a interação com o meio ambiente a partir das próprias produções e diálogo sobre os fatos do dia a dia. O que vejo além de mim? Conheço meus vizinhos, o que há na minha rua e no meu bairro? O que há na periferia de meu olhar? Como o outro me vê?
Metodologia: participativa, utilizando recursos do diálogo, dinâmicas de grupo, exercícios corporais, leitura de textos, projeção de filme e reflexão sobre fatos do cotidiano.

Referências bibliográficas:

FREUD, Sigmund. Obras Completas de Sigmund Freud. O Mal Estar da Civilização. SP, Imago, 1969.
FREUD, Sigmund. Obras Completas de Sigmund Freud. Sobre o Narcisismo: Uma Introdução. SP, Imago, 1969.
VIORST, Judith. Perdas Necessárias. SP, Melhoramentos, 2003.
PEREIRA, Mario Eduardo Costa. Pânico e Desamparo - Um estudo psicanalítico. SP, Escuta, 1999.
BOWLBY, John. Apego e Perda, v. 1 - A natureza do vínculo. Martins Editora, 2002.
 

Cronograma:

15/05 - Comunicação e seus ruídos – Quem ouve, escuta? O que se ouve é o mesmo que se quis falar? Interpretação que depende da cultura e da intenção. A comunicação de grupos.

22/05 - Desenvolvimento Afetivo X Meio Ambiente – O meio interfere nos afetos? Nos desejos? Nos planos? Nas oportunidades? No olhar do mundo? Sou fruto do meio?

29/05 - Ideal de Vida x Vida Ideal

12/06 - A cidade me engole. Reflexo da irracionalidade? Crescimento desordenado x eventos naturais x falta de civilidade x individualismo

19/06 - Exercícios individuais e de grupo de expressão e criatividade

26/06 - Como me sinto após um olhar para dentro e para o outro? Reflexões e sugestões sobre os encontros.

Carga horária: 6 Encontros de 3 horas, total 18 horas.
Vagas: 40
Público: adulto, aberto a todos os interessados.

Facilitação: Elba M.G. do Amaral, administradora de empresas, psicóloga, pós-graduação em auditoria e análise de sistemas, cursos em psicanálise freudiana e lacaniana, síndrome disruptiva – intervenções em situações de alto estresse, professora de teoria geral de administração e psicologia, grupos de estudos em psicanálise, supervisão em psicologia, psicóloga voluntária em áreas de vulnerabilidade social.

Coordenação: Estela Gomes e Suely Bassi

Dias: de 15 de maio a 26 de junho de 2015, sextas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ
Inscrições: aqui