Palestra: Jardins Verticais - uma alternativa para aumentar as áreas verdes em São Paulo

 

Os chamados “jardins verticais” se colocam hoje como uma alternativa para diminuir o cinza que se espalha pela cidade e aumentar o índice de verde por habitante.
Assim, a arquiteta Pérola Brocanelli, especializada em paisagem e meio ambiente, faz uma proposta para amenizar as perdas dos espaços verdes das cidades, construindo jardins verticais e telhados verdes, que, além de melhorar o visual, minimizam a baixa umidade e refrigeração provocadas pela retirada do verde na cidade.
Os muros verdes – colocados em empenas cegas de edifícios e fachadas – têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar, pois as plantas funcionam como um filtro de poluentes (gás carbônico, por exemplo) e retém a umidade. Além disso, amenizam a temperatura e atraem pássaros com seus cantos para perto das janelas. “Instalar jardins verticais é uma saída inteligente porque eles trazem vários benefícios, além de distribuírem o verde pelo território das cidades que têm muitos edifícios”, afirma Pérola.
A palestra irá abordar o conceito e as possibilidades dessa alternativa. Serão apresentados projetos para São Paulo desenvolvidos por estudantes universitários da área de Arquitetura e Urbanismo.

Vagas: 80
Palestrante: Arquiteta Pérola Felipette Brocaneli - Doutora em Paisagem e Ambiente. Professora Pesquisadora da Universidade Mackenzie.
Coordenação: Regina Barros
Público: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema.
Dia: 28 de abril de 2015, terça-feira
Horário: das 14h às 17h.
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Av. IV Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul).

Incrições encerradas.