Oficina Edukatu

A oficina será desenvolvida pela equipe do projeto Edukatu (www.edukatu.org.br), Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente do Instituto Akatu. Nela vamos dialogar sobre a urgência em educar para o consumo consciente e a sustentabilidade e como o uso das TICs (Tecnologia da Educação e Comunicação) pode auxiliar neste processo. Os participantes também vivenciarão metodologias de conscientização e mobilização criadas pelo Akatu que levam em conta o aprender fazendo/brincando e o envolvimento da comunidade nos projetos de educação ambiental.

Público: Professores e Educadores (Ensino Fundamental I e II)

Facilitação:

Sílvia Frei de Sá - gerente de educação: psicóloga, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA – Fundação Instituto de Administração, é docente da Pós-graduação “Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas” do SENAC. Com mais de 10 anos de experiência no terceiro setor, foi gerente de projetos da Fundação Stickel; coordenadora do Concurso Causos do ECA da Fundação Telefônica pelo CEATS/FIA-USP; membro da equipe de mobilização comunitária do Canal Futura – Fundação Roberto Marinho e consultora de educação do SENAC e Fundação Bradesco.

Denise Conselheiro - coordenadora do Edukatu: jornalista e bacharel em direito, pós-graduada em relações internacionais, com nove anos de experiência em projetos de comunicação voltados a causas sociais e ambientais, especialmente relacionados a direitos humanos, direitos de crianças e adolescentes e meio ambiente, em organizações do terceiro setor como Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Conectas Direitos Humanos e Ceats/FIA-USP.

Coordenação: Misael Jesus Souza e Lucivaldo Teles de Andrade

 

Programação:

• Identificação dos participantes
- Identificar os participantes a partir de seus nomes.

• Dinâmica “Régua de Percepção”
- Verificar a percepção inicial dos participantes sobre consumo consciente.

• Apresentação geral
- Exemplificar o consumo consciente a partir de experiências dos próprios participantes;
- Escola sustentável: conceitos e dimensões buscadas. Como inovar?;
- Pilares da educação para o século XXI;
- Apresentar o Instituto Akatu, o Edukatu, e o que entendemos como consumo consciente.

• Esquemativação dos projetos e inserção no Edukatu
- Apresentar o Edukatu; breve histórico, objetivos, como funciona e temáticas abordadas atualmente;
- Apresentar o formato utilizado pelo Edukatu para o cadastro dos projetos: ideia e relação com consumo consciente; atividades; mudanças que queremos. Quem estará envolvido;
- Realizar uma rodada onde os participantes esquematizarão projetos, que já realizem ou novos, utilizando o formato proposto;
- Demonstrar todos os passos do cadastro do usuário, para os participantes acompanharem e realizarem o próprio cadastro;
- Orientar os participantes sobre os próximos passos: conhecer os percursos do Circuito Natureza, planejar seu uso e convidar os alunos.

• Avaliação da formação
- Avaliar individualmente se a formação alcançou seus objetivos e satisfez as expectativas dos participantes e demais envolvidos.

 


Dia: 18 de novembro de 2014, terça-feira
Horário: das 14h às 16h
Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ– Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A - Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Ficha de Inscrição: aqui