Curso Histórias Contadas com Origamis de Animais da Mata Atlântica

 

 

 

Os animais são o reflexo da alma humana na literatura infantil. Na antiguidade, procurava-se estabelecer um paralelo entre a natureza animal do ser humano e a natureza do animal irracional, que denominamos tão somente “animal”. Escritores antigos já exploravam tais naturezas numa forma literária, que conhecemos como fábula.

Presentes em todas as culturas, os animais estão em diversas histórias infantis ocidentais e orientais, que podem ser entendidas também como uma forma de apresentar as verdades de maneira indireta. Na tradição oriental, em várias histórias infantis se evoca o sapo, o boi, o macaco, o cachorro e o mais conhecido, o tsuru, pois estes animais são muito populares em todo o arquipélago japonês. Por isso, na narração das histórias é possível dobrar animais em origamis para visualizar, entreter e sensibilizar o público.

 

OBJETIVO:

Sensibilizar e capacitar educadores do ensino fundamental, educadores ambientais, arte-educadores e contadores de histórias para a introdução do origami na contação de histórias com temas socioambientais, estimulando a elaboração de dinâmicas e conteúdos que possam ser aplicados em atividades educativas, lúdicas ou cênicas e que possibilitem refletir sobre a importância da comunidade da vida.

 

METODOLOGIA:

As aulas, ministradas por Irene Tanabe, envolvem a prática do origami, confecção e introdução dos origamis de animais nas histórias e criação de histórias em grupo. Os animais da mata atlântica foram escolhidos para a dobradura como forma de despertar para a importância da preservação desse bioma e consequentemente de sua fauna.

Segundo Irene, há mais por trás do origami do que os barquinhos, aviões e balões que todos dobram pra se divertir. O origami é uma arte, capaz de contribuir na socialização, adequada para grupos intergeracionais e pode ser inserida em atividades orientadas por arte educadores e educadores ambientais. Também pode ser praticado por crianças em processo de aprendizagem, para exercitar a paciência e a concentração.

 


Vagas: 30 (Haverá seleção entre os primeiros 45 inscritos)
Facilitação: IRENE TANABE é contadora de histórias, com formação em Comunicação Social. Participante em exposições coletivas de origamis, como a Exposição Internacional de Origamis de São Paulo e o Origami Peace Tree International do Rio de Janeiro, e também das cidades de Iasi, na Romênia, e Novorossiysk, na Rússia. Ministra oficinas e workshops sobre a aplicação desse recurso nas narrativas em diversas instituições públicas e particulares. Realiza contações de histórias, apresentações e esquetes em empresas como forma de promover o bem estar, a qualidade de vida e disseminar a arte do origami.
Coordenação: MÁRCIA AMÉLIA MOURA – Psicóloga, educadora ambiental, docente da Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ
Público: Educadores do ensino fundamental, educadores ambientais, contadores de histórias e interessados em geral.

  

Dia: 17, 19, 24 e 26 de novembro de 2014, segundas e quartas-feiras
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas.