Mediação de Conflitos

 

 

Os conflitos fazem parte do convívio e das relações humanas. No entanto, podem ser abordados e transformados, de maneira criativa e construtiva. A mediação é uma abordagem utilizada na resolução e transformação de conflitos relacionais e institucionais em vários contextos: na família, na saúde, no judiciário, na educação, no meio corporativo, entre outros. Trabalha com a comunicação - no encontro necessário para o respeito e compreensão das diferenças, no fortalecimento do diálogo e enfrentamento de situações adversas.

Trata-se de um exercício de cidadania, com potencial humanizador.
Inerentes ao convívio humano, os conflitos são construídos nas relações e também nas relações podem ser transformados. Ações de mediação de conflitos podem ser empreendidas em diversos contextos: socioambiental, escolar, organizacional, societário, judicial, familiar, comunitário, etc. Onde há conflito é possível pensar em formas de abordá-lo de maneira criativa e construtiva. A Mediação é uma delas.

Vamos compreender os fundamentos da mediação de conflitos e explorar algumas de suas ferramentas, pensando concretamente nas suas aplicações no cotidiano em que se inserem os participantes do curso.

A carga horária do curso totalizando 24 horas é a considerada mínima para a apresentação do conteúdo descrito em seu programa. Como instituição de educação ambiental informal, dirigida às pessoas de diferentes faixas etárias e formações, em caráter complementar e suplementar a educação do sistema formal de ensino, a UMAPAZ define a carga horária de seus cursos de acordo com os conteúdos definidos pela equipe, no planejamento dos mesmos. Cabe ao palestrante desenvolver os conteúdos acordados.

Vagas: 40
Facilitação: Lucélia Elizabeth Paiva, Psicóloga (CRP 06/16410), Mestre em Ciências/Oncologia (Hospital AC Camargo), Doutora em Psicologia (USP). Atua com intervenções psicológicas na saúde (clínica e hospitalar) e na educação, em situações de crise e emergência, morte, perdas e luto, além de mediação de conflitos. Autora do livro "A arte de falar da morte para crianças" (Ed. Ideias e Letras, 2011).
Coordenação: Glacilda Pinheiro Correia Pedroso
Público: Profissionais da área da saúde, gestores corporativos, gestores de RH, profissionais da área de educação, GCM e outros interessados.

 

Dias: 1 de outubro a 12 de novembro de 2014, quartas-feiras
Horário: das 19h às 22h
Carga horária: 21 horas/totais
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas.