Projeto: Clima_Ibirapuera

 

O Parque Ibirapuera comemora 60 anos no dia 21 de agosto de 2014. A proposta do curso é investigar dinâmicas urbanas tomando como objeto este espaço público e sua transformação nas últimas seis décadas. Serão realizados encontros e percursos pelo parque e seu território expandido, com o objetivo de mapear a realidade contemporânea. A ideia é criar novas narrativas, cartografias e possibilidades para a vida urbana a partir da experiência neste microclima de São Paulo.

Objetivos

• Analisar a trajetória do parque nas últimas décadas e a realidade contemporânea, levantando aspectos relativos à mobilidade urbana e à configuração e uso deste território.
• Análise e vivência do território a partir de caminhadas, realizando um mapeamento do “parque expandido”, ou “microclima urbano”, identificando problemáticas históricas em relação ao uso e acesso neste território.
• Imaginar possíveis intervenções no espaço, revisando propostas e projetos não implementados em décadas anteriores e partindo da experiência adquirida durante o curso e os percursos realizados.
• Reconhecer o parque e suas diversas instituições culturais e ambientais, tanto dentro quanto fora de seu limite gradeado.


Metodologia

Serão realizadas aulas expositivas dialogadas e percursos pelo parque e instituições, tanto no recinto do parque quanto em seu entorno imediato, tais como: Fundação Bienal de São Paulo, Viveiro Manequinho Lopes, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Pavilhão Japonês, Planetário, Oca, Instituto Biológico, MAC-USP, Pavilhão das Culturas Brasileiras/ OCA (Museu da Cidade), Cinemateca Brasileira.

 

Público: Estudantes, pesquisadores, artistas, agentes sociais e demais interessados.


Facilitação: Fernanda Araujo Curi arquiteta e Urbanista (FAMIH - Belo Horizonte, 1997), Mestre em Museologia pela Reinwardt Academy Amsterdam (2008, bolsista NUFFIC) e pela Universidade de São Paulo (2013). Criadora de projetos focados na esfera cultural com uma variedade de experiências profissionais e acadêmicas, reunindo arquitetura e arte. No momento atua como Pesquisadora no Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo. É aluna de pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Pesquisa e interesses atuais relacionam os seguintes temas: história urbana, arte e cultura contemporânea, esfera pública.

Coordenação: Agni Gustavo Beuttenmuller
 

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 


Dias: 13, 20, 24 e 27 de setembro; 1 e 4 de outubro de 2014, quartas-feiras e sábados
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: Clique aqui