Licenciamento Ambiental, Comunicação Social e Educação Ambiental: Contexto Sociopolítico, Estigmas e Conflitos.

 

Educação Ambiental e Comunicação Social tornaram-se componentes obrigatórios em todos os processos de Licenciamento Ambiental de grandes empreendimentos. Mas qual a real contribuição dos programas educacionais para as comunidades afetadas pelos empreendimentos? Quais os limites entre comunicação social e marketing?
Serão abordados neste evento, aspectos da evolução dos marcos socioambientais e institucionais referentes ao licenciamento ambiental, discutindo os fundamentos conceituais e os princípios éticos que devem embasar projetos de comunicação social e educação ambiental, visando, realmente, a transmissão de informações e o apoio ao desenvolvimento das comunidades.


Vagas: 80
Facilitação: Zulmara Salvador é bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Foi professora do curso de sociologia na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos.
Atua na área de meio ambiente desde os anos 1990, tendo ocupado cargos nas áreas de planejamento e licenciamento ambiental nas secretarias estadual e municipal de meio ambiente de São Paulo. É atualmente consultora na área ambiental, coordenando projetos de Educação Ambiental, Comunicação Social, gerenciamento e licenciamento ambiental de empreendimentos públicos e privados.
Foi pesquisadora assistente do ORSTOM (Institut de La Recherche pour Le Développement), entidade ligada ao governo francês, tendo participado de pesquisas sobre as condições de vida, trabalho, moradia e movimentos sociais no Brasil. Representou São Paulo no Atelier International sur lês Femmes e Le Développement, em Québec, no Canadá.
É membro da equipe pedagógica do Instituto Argumentos – Ciência e Cultura e colunista do Jornal Fato Paulista.
Coordenação: Regina Barros.
Público: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 


Dia: 10 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ - Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A - Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: incricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: Clique aqui