Conhecendo as Danças Circulares Sagradas:

Primeiros Passos - Turma II

 

 

 

“Quando repetimos os movimentos realizados ao longo dos séculos por inúmeras gerações, despertamos – da memória do Planeta Terra – o significado profundo contido em cada gesto.”
(Anna Barton)

 

A UMAPAZ oferece de 30 de outubro a 04 de dezembro de 2014 o curso “Conhecendo as Danças Circulares Sagradas: Primeiros passos Turma II", ministrado por Angelina Eberlein e Estela Gomes, com o objetivo de introduzir as Danças Circulares Sagradas como metodologia de trabalho na abordagem dos temas socioambientais e dos valores da cultura de paz.

A Dança Circular resgata passos inspirados na cultura de todos os povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação produzindo novos sentidos para a vida e o viver. Estas danças levam à vivência da totalidade, à experiência da inteireza, juntando o trabalho físico e emocional pelo ritmo, a harmonia, a cooperação, a energia do círculo que facilita o contato entre os indivíduos, o grupo e a natureza, tornando-se uma vivência capaz de trazer em um curto espaço de tempo reflexão e mudança.

O curso é destinado a profissionais que atuam nas áreas da educação e saúde que pretendem iniciar o contato com as Danças Circulares. As aulas serão realizadas nos dias 30 de outubro, 06, 13 e 27 de novembro e 04 de dezembro, quintas-feiras, das 9h às 12h, num total de 15 horas/aulas. A metodologia prevê exposição dialogada, prática de danças, exposição de filme, diálogo e leitura de textos.

Programa:

• Introdução ao Movimento das Danças Circulares Sagradas;
• Realidade brasileira e seus representantes;
• As Danças Circulares Sagradas na educação e na saúde;
• Vivência de Danças Circulares Sagradas tradicionais e contemporâneas;
• Danças Circulares Sagradas como ferramenta de autoconhecimento e cultivo aos valores da Cultura de Paz;
• Reflexão sobre as questões socioambientais e a necessidade de mudança de atitudes individuais e grupais.

Cronograma:

Dia 30/10/2014: introdução ao Movimento das Danças Circulares Sagradas e vivência no círculo.
Dia 06/11/2014: panorama das danças na educação e na saúde, realidade brasileira, seus representantes e vivência no círculo.
Dia 13/11/2014: reflexões sobre a Dança Circular e vivência no círculo.
Dia 27/11/2014: reflexões sobre a Dança Circular e vivência no círculo.
Dia 04/12/2014: reflexões sobre a Dança Circular e vivência no círculo.

Bibliografia:

BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo, Triom, 2006.
(Edição bilíngue português e inglês).
LELOUP, J-Y. O corpo e seus símbolos. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo, Triom, 2002.
WOISEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, Triom, 2006.
BOLEN, J.S. O milionésimo círculo: como transformar nós mesmos e ao mundo. São Paulo, 2003.

 

Vagas: 40 vagas – Haverá seleção (entre os 80 primeiros inscritos)
Focalizadoras: Angelina Eberlein – Professora de educação infantil na rede particular por 27 anos; conheceu as Danças Circulares Sagradas em 2002; fez formação com focalizadores brasileiros e internacionais (Renata Ramos, Mônica Goberstein, Laura Shanon, Friedel Kloke dentre outros) e desde 2006 participa da roda aberta de danças circulares da UMAPAZ às quartas-feiras de manhã como parceira da Estela.
Estela Maria Guidi Pereira Gomes – Focalizadora de Danças Circulares, fonoaudióloga, docente da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz da PMSP. Designer em sustentabilidade pelo programa Gaia Education. Conheceu as Danças Circulares Sagradas em 1995 e desde então começou a utilizá-las como metodologia integrativa em grupos com profissionais das áreas de saúde e educação. Participou do Festival das Danças Circulares em Findhorn Foundation em 1996 (Escócia). Focalizadora de Danças Circulares Sagradas incluindo formação com focalizadores brasileiros e internacionais (Renata Ramos, Mônica Goberstein, Cristiana Menezes, Kaká Werá, Laura Shanon, Bárbara Swetina, Gabrielle Wosien, Mariane Inselmini, Peter Vallance, Friedel, Saskia e Nanni Kloke dentre outros). Coordenadora das Danças Circulares e cursos de Jogos Cooperativos na UMAPAZ.

Coordenação: Estela Gomes e Mirian Okada

Público: O curso é destinado a profissionais que atuam nas áreas da educação e saúde que pretendem iniciar o contato com as Danças Circulares.
 

  

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


 

Dia: 30 de outubro, 06, 13 e 27 de novembro e 04 de dezembro de 2014, quintas-feiras
Horário: das 9h às 12h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: Clique aqui