19/08/2015 08h20

Share

Curso Plantas Medicinais e Fitoterapia

Curso: “Atualização em Fitoterapia Clínica” - Curso de capacitação para profissionais de saúde e áreas afins.

Coord./Org.:
Farmac. Linete Maria Menzenga Haraguchi
Programação: Diário Oficial da Cidade de SP 11/08/2016, pg 57

Promovido pela: SVMA em parceria com SMS-SP.
Colaboradores Vol.: SMS-SP, MTHPIS, PAVS, AF, CORAS, CPN, APFIT, CRF-SP, FCMSCSP, FOC, Anhembi-Morumbi; Lab. Panizza, Conbrafito; Alpha/APH; Medical Lex, DEPAVE-2; DEPAVE-8, UMAPAZ-1, UMAPAZ-3 e UMAPAZ-G da PMSP/SVMA.

Objetivos
- colaborar com Políticas Públicas para implantação/implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Fitoterapia no SUS e auxiliar o Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo
- auxiliar na capacitação e qualificação dos profissionais de saúde na prática da prescrição/indicação de fitoterápicos e ampliar os conhecimentos da fitoterapia focando uma visão sistêmica

Público Alvo: profissionais de saúde e afins. Inscrições encerradas.
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário portão 1268 - portão 7 A do Parque Ibirapuera SP.
Período: 12/08 a 16/12/2016 (8h/12h)
Informações: Diário Oficial da Cidade de São Paulo 11/08/2016 pag. 57 e Cronograma pdf

Equipe UMAPAZ-3: Diretora da UMAPAZ-3 Mirna B. Salazar Camacho, Adm. Eventos Rodrigo Matos de Aquino e Equipe
Comunicação UMAPAZ: Coord. Maria Helena Tavares, Bastian Andres Pineda Meyer e Equipe

Cursos e publicações:
Os cursos anteriores de Plantas Medicinais II, disponíveis na página da Escola Municipal de Jardinagem.

Livro PLANTAS MEDICINAIS svma/2010 (link pdf )

Memento Fitoterapia da SMS/2014 - (link pdf)

Curso 2014 (link)

Link Simpósio 2015 (encontro de ex-alunos)
Sobre o Simpósio - Aconteceu

Cursos Plantas Medicinais edições de 2009 a 2015: (link)
 

 

 

 

Curso: “Plantas Medicinais e Fitoterapia” - Curso de capacitação para profissionais de saúde e áreas afins. 

Coord./Organizador: Educadora em Saúde Pública - Farmac. Linete Maria Menzenga Haraguchi
Programação e Participantes: consulte Diário Oficial da Cidade de SP 04/08/2015, pgs 54 e 55 (republicado no Diário Oficial da Cidade de SP em 11/08/2015 nas páginas 62, 63 e 64).

Promovido por: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Colaboradores Voluntários: CGAT/DAB/SAS/MS; CGAFB/DAF/SCTIE/MS; SMS-SP: CAB/MTHPIS, COVISA/CCISP e ESF/PAVS; SAS/IB; UNIFESP/Cebrid e CEE; USP/FCF; SES-DF; CFF, CRF-SP; FCMSCSP; ABC; Anhembi-Morumbi; FIC; UNITAU; FOC; UNESP; UNIP; UNIAN; UNIFAP; UNISA; USP; HMCC; AMBA; APH; APFIT; ACC; SVMA: Depave-2, Depave-8, DGD e DEA/UMAPAZ.

Objetivo: O “Curso Plantas Medicinais e Fitoterapia” - colaborar com as Políticas Públicas auxiliando na implantação do Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo e contribuir para a implantação das Práticas Integrativas e Complementares “Plantas Medicinais e Fitoterapia” no Sistema Único de Saúde.
Promover a Educação Ambiental e em Saúde proporcionando à população o acesso seguro às plantas medicinais e aos fitoterápicos.
Público Alvo: profissionais de saúde e afins. Inscrições encerradas.
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário portão 1268 - portão 7ª do Parque Ibirapuera SP.
Período: 07/08 a 04/12/2015 (8h30/12h30)
Informações: Diário Oficial da Cidade de São Paulo pg. 54 e 55 e Cronograma pdf (republicado no Diário Oficial da Cidade de SP em 11/08/2015 nas páginas 62, 63 e 64)

Equipe UMAPAZ-3: Diretora da UMAPAZ-3 Mirna B. Salazar Camacho, Adm. Eventos Rodrigo Matos de Aquino, Assist. Aialla Pinho de Araujo e Assist. Wesley Aparecido Domingos.
Comunicação UMAPAZ: Coordenadora Carla Simões Caterini e Equipe Amadeu Martins de Sousa Junior, Bastian Andres Pineda Meyer, Maria Helena Tavares e Vinicius Valpereiro.

 

Cursos e publicações (links):

Os cursos anteriores de Plantas Medicinais II, disponíveis na página da Escola Municipal de Jardinagem.

Livro PLANTAS MEDICINAIS svma/2010 (veja online) (download)

Memento Fitoterapia da SMS/2014 (arquivo pdf) 

I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia de São Paulo | 2015 (encontro de ex-alunos). Veja nota publicada no site da UMAPAZ e da SVMA.


 

 

 

 

Curso de capacitação para profissionais de saúde e áreas afins. Programação e relação dos profissionais inscritos vide Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 29/07/2014, páginas 93 e 94.

Promovido por: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – PMSP/SVMA/ UMAPAZ- Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde – PMSP/SMS.

Coord./Organizador: Farmac. Biom. Linete Maria Menzenga Haraguchi

Colaboradores Voluntários: SMS-SP: CAB/MTHPIS, COVISA/CCISP e ESF/PAVS, SAS/IB; UNIFESP/Cebrid; ANVISA; USP/FCF; SES-DF; CFF, CRF-SP; FCMSCSP; ABC; FIC; UNITAU; FOC; UNIP; UNIAN; UNISA; USP; Hosp.. Jab.; Hosp. Tatuapé; AMBA; APH; APFIT; AC Camargo; UNIFESP/CEE e NUMA; UNESP/Botucatu; SVMA: Depave-2, Depave-8; DGD; SVMA/DEA/UMAPAZ.

 

Objetivo: O “Curso Plantas Medicinais e Fitoterapia” tem como objetivo colaborar com as Políticas Públicas auxiliando na implantação do Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo e contribuir para a implantação das Práticas Integrativas e Complementares “Plantas Medicinais e Fitoterapia” no Sistema Único de Saúde. Promover a Educação Ambiental e em Saúde proporcionando à população o acesso seguro às plantas medicinais e aos fitoterápicos.

Público Alvo: profissionais de saúde e afins. As matrículas já foram efetuadas conforme relação apresentada no DOC-SP de 29/07/2014 pág. 93 e 94.

Consulta ao Diário Oficial da Cidade de São Paulo
Carga Horária Total: 60 horas. Dias: às sextas-feiras (exceções vide programação no DOC-SP).
Horário: das 8h30 às 12h00
Local: aulas teóricas na UMAPAZ (Av. IV Centenário portão 7A) e aulas práticas no Viveiro Manequinho Lopes e na Escola de Jardinagem (Portão 4 ou 5 do Parque Ibirapuera).
Informações: Diário Oficial da Cidade de São Paulo 29/07/2014 – pag. 93 e 94 (arquivo em pdf)
Informações na PMSP/SVMA/ UMAPAZ

Para acessar o material do curso* clique no link: PLANTAS MEDICINAIS (arquivo pdf )

*Este material é resultado da 1ª edição do curso de Plantas medicinais - ano de 2009, voltado para profissionais de diversas áreas e munícipes.

 

 

Os cursos anteriores de Plantas Medicinais II, estão disponíveis na
página da Escola Municipal de Jardinagem.