“A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo”


 

Segundo a ONU, a partir de 2008 a população mundial passou a ser predominantemente urbana. Desta forma é importante conhecermos o meio físico, seus elementos (relevo, geologia, hidrografia, entre outros) e processos associados de forma a subsidiar e orientar as decisões voltadas ao planejamento urbano e ambiental de uma cidade e às intervenções humanas neste território (obras civis, sistema viário, loteamentos etc.).
Vários problemas ambientais urbanos tais como escorregamentos e enchentes decorrem do desconhecimento dos aspectos acima e isto pode ameaçar ocupações humanas e gerar áreas de risco, acidentes e catástrofes como as que vem ocorrem na época das chuvas em várias áreas urbanas do Brasil.

O programa do curso prevê aulas expositivas e dialogadas, além de leituras e exercícios práticos sobre conceitos básicos de Geologia, a história do planeta, tipos de rochas e processos modeladores do Meio Físico. Também enfatiza a importância desse conhecimento para o planejamento urbano e o entendimento dos problemas ambientais decorrentes da ocupação inadequada em relação ao meio físico.

O curso será aberto a profissionais, professores e estudantes de geografia, engenharia, arquitetura, geologia, e demais interessados que possuam 2º grau completo.

Objetivo: promover e estimular a reflexão sobre a natureza dos problemas ambientais, sua relação com as geociências, os processos naturais e antrópicos da formação de paisagem urbana, com ênfase para a realidade do município de São Paulo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1º Aula – 06/05
- Conceitos básicos de Geologia: tipos de rochas, dinâmica interna e externa do planeta, história geológica do planeta (parte 1).
Gustavo Agni Beuttenmuller

2ª Aula – 13/05
- Conceitos básicos de Geologia: tipos de rochas, dinâmica interna e externa do planeta, história geológica do planeta (parte 2).
Geólogo: Oswaldo Landgraf Junior

3ª Aula – 20/05
- O processo histórico de ocupação da cidade de São Paulo
Arqueólogo: Rafael de Abreu e Souza

4ª Aula – 27/05
- A Geologia enquanto ciência, o pensamento geológico e seus principais representantes desde o século XVII até hoje.
Geóloga: Patrícia Marra Sepe

5ª Aula – 03/06
- A geologia do município de São Paulo e os problemas ambientais urbanos associados.
Geólogo Francisco Adrião Neves

6ª Aula – 10/06
- O homem como agente geológico, o Antropoceno e o gerenciamento dos riscos ambientais na cidade de São Paulo.
Geólogo Ronaldo Malheiros Figueira

 

Vagas: 40 vagas
Facilitação: Equipe de geólogos e historiadores, especialistas em gestão ambiental pela FSP-USP; mestres e doutores pela USP, UNICAMP e FGV-SP com larga experiência em planejamento ambiental e urbano, atuando nas Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Coordenação: Gustavo Agni Beuttenmuller
Público: interessados em geral. Não haverá seleção. Inscreva-se e venha.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para inscrições@prefeitura.sp.gov.br

 

Dias: 6, 13, 20 e 27 de maio e 3 e 10 de junho de 2014
Horário: das 9h às 12h
Carga horária: 18 horas

Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. IV Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Ficha de inscrição encerradas.

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br