Palestra: Gestão de áreas contaminadas no Município de São Paulo

 

Hoje em São Paulo, algumas áreas, anteriormente destinadas exclusivamente à atividade industrial e outras há muito ocupadas por atividades com potencial de contaminação, têm alterado seu uso para residencial e comercial em imóveis possivelmente contaminados.

Esse fenômeno, gerado pelo mercado imobiliário, impôs a necessidade de maior controle no gerenciamento de áreas contaminadas na capital paulista, pois muitos investidores desconhecem o fato de que as áreas industriais, caso estejam contaminadas, podem apresentar riscos ao meio ambiente, à saúde humana ou de animais, além do risco à segurança, devido à possibilidade de causar incêndios ou explosões.

Essa palestra irá apresentar um diagnóstico do conjunto das áreas contaminadas públicas e privadas do Município de São Paulo, que constam dos cadastros oficiais, bem como um mapeamento desses locais onde ocorrem ou ocorreram situações de contaminação por deposição de resíduos ou por ter abrigado usos e atividades com potencial de contaminação.


Vagas: 80
Facilitação: Carolina Afonso Pinto - Engenheira Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia/SP 1998; Doutora em Engenharia Química USP/SP 2005; Pós-doutora em Engenharia Química UFRJ/RJ 2007.
Atualmente trabalha no Grupo Técnico Permanente de Áreas Contaminadas da Divisão Técnica de Licenciamento Ambiental, no Departamento de Controle da Qualidade Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Coordenação: Regina Barros
Público: Interessados em geral.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Dia: 5 de maio de 2014, segunda-feira
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. IV Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui