Exposição: Parque Ibirapuera, recantos, caminhos e paz

  

 

EXPOSIÇÃO: PARQUE IBIRAPUERA, RECANTOS, CAMINHOS E PAZ


Esta Exposição surgiu da ideia de trazer à UMAPAZ a oportunidade do público descobrir, através dos trabalhos da artista, recantos por vezes desconhecidos ou que passam despercebidos pelos usuários do Parque Ibirapuera.
Com isso, pretendemos mostrar o quanto seus frequentadores podem se enriquecer com novos olhares sobre suas paisagens, desfrutando de suas belezas e inspirando genuínos sentimentos de paz e tranquilidade.
A artista frequenta o Parque há muito tempo, desde criança, quando andava de bicicleta e caminhava com os amigos.
Em 2009, começou a percorrer o parque de forma diferente. Iniciar a pintura das paisagens do parque trouxe-lhe uma nova visão, reveladora das suas belezas escondidas, na harmonia e riqueza das cores e na variedade de formas, quase infinitas. Descobriu o olhar em profundidade. Cada árvore, vegetação ou recanto ganhou um novo valor.
Caminhando e compondo seus trabalhos com esse novo olhar, descobriu novos espaços de beleza, de equilíbrio e de diálogo amoroso com a natureza. Estar no parque com o cavalete e a palheta, proporcionou o convívio e compartilhamento com os passantes, que paravam para comentar, criando estímulos e inspirações para todos desfrutarem e respeitarem esse espaço tão importante na nossa cidade.
 


SOBRE A ARTISTA: Maricy Montenegro é formada em fonoaudiologia e entre outras especializações, é arte-educadora e técnica docente da UMAPAZ, onde desenvolve atividades relacionadas com arte e educação. Coordena um grupo de pessoas que se reúne no Parque Ibirapuera para desenhar e pintar ao ar livre de forma espontânea, sem necessidade de pré-requisitos, inspirando-se nas paisagens que o próprio Parque proporciona.

Trabalhos em acrílico e óleo sobre tela.

Abertura: 17 de março
Para visitação: de 17 a 31 de março, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Projeto, organização e curadoria: Nadime Boueri - Coordenadora de eventos da UMAPAZ

 

PALESTRA E VIVÊNCIA

Como parte da exposição de pintura “Parque Ibirapuera, Recantos, Caminhos e Paz”, a artista Maricy Montenegro fará uma palestra e vivência “O OLHAR E O DESENHO DE NATUREZA”.
A palestra abordará a metodologia “desenhando com o lado direito do cérebro” de Betty Edwards, fundamentado na Teoria dos Hemisférios Cerebrais, tendo como tema o desenho de natureza e a paisagem do Parque Ibirapuera.
A vivência tem como objetivo o desenvolvimento do olhar, a expressão através do desenho e o cultivo da relação amorosa do homem com a natureza.

Dia: 29 de março, sábado, das 8h as 13h.
Público alvo: público em geral, adolescentes e adultos

Local: Sede do DEA|UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).